Advertisement

CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA E GOVERNO FEDERAL LEVA INTERNET PARA A ZONA RURAL


Serviço atenderá Bulhões, Vargem Grande, Fumaça, Bagagem, Jacuba, Mauá,
Rio Preto, Campo Alegre, Capelinha, Serrinha e Engenheiro Passos

Um convênio entre a Prefeitura de Resende e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai levar internet de qualidade para a população da zona rural do município. O documento, que será assinado nesta quarta-feira, dia 23, às 14h, no gabinete do prefeito Diogo Balieiro Diniz, insere Resende no programa Internet para Todos, do Governo Federal, e vai permitir que moradores de Bulhões, Vargem Grande, Fumaça, Bagagem, Jacuba, Rio Preto, Campo Alegre, Visconde de Mauá, Capelinha, Serrinha do Alambari e Engenheiro Passos se conectem à rede mundial de computadores pagando valores quase simbólicos, muito inferiores aos cobrados pelas empresas.

O objetivo da iniciativa, segundo o prefeito Diogo Balieiro Diniz, é promover a inclusão digital, democratizar o acesso à internet e oferecer oportunidades de crescimento a diversos segmentos, como o agronegócio e o turismo, por exemplo. Para isso, o programa, que também faz parte do Resende Digital, põe um ponto final nos problemas de comunicação enfrentados pelas famílias que vivem no campo e não têm acesso à internet, ou aquelas que precisam conviver com a prestação inadequada deste serviço, muitas vezes a um custo bastante elevado.

- Quem conhece a zona rural de Resende sabe que ela é bastante extensa e justamente por isso ter um sistema de comunicação eficiente é fundamental. Hoje, além de termos muitas regiões sem acesso à internet, esta conexão ainda é difícil e cara, o que prejudica a todos: os estudantes, que precisam fazer suas pesquisas, os produtores rurais e empresários, que precisam estar conectados para comprar equipamentos e insumos para seus negócios, e a comunidade de uma maneira geral, que quer se inteirar sobre o que acontece no mundo. Este convênio vem suprir esta necessidade – disse Diogo.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Silvestre, para aderir ao programa a Prefeitura se credenciou junto ao Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e indicou os locais que receberão as antenas para a distribuição do sinal. Em contrapartida à instalação dos equipamentos, a Prefeitura se responsabilizará pelas despesas com energia elétrica, além de garantir a segurança do local onde os equipamentos serão fixados. A banda larga do programa é feita pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

- Essa é mais uma iniciativa do governo municipal, que está constantemente buscando parcerias visando melhorar a vida de quem mora na zona rural do município. Os moradores dessa região sofrem com uma conexão precária, isso quando existe sinal de internet, e pagam um alto preço por isso. Quase tudo que fazemos hoje necessita que estejamos conectados e online, daí a importância deste convênio. O acesso à informação é um direito conquistado e a inclusão digital deve ser para todos – destaca o superintendente.

Segundo ele, embora o serviço não seja gratuito, o programa oferece condições acessíveis para todos os interessados. Isso ocorre porque as empresas credenciadas têm isenção de impostos e podem praticar preços mais reduzidos, permitindo que a população rural tenha acesso a planos mais baratos.