Advertisement

PROGRAMA AABB COMUNIDADE VAI GANHAR 50 NOVAS VAGAS


Número de alunos beneficiados subirá de 100 para 150 no segundo semestre

O segundo semestre de 2018 vai começar com uma boa notícia para dezenas de famílias de Resende. O motivo é a ampliação do número de assistidos pelo Programa AABB Comunidade, que passará de 100 para 150 crianças. A iniciativa, desenvolvida através de uma parceria entre a Prefeitura e o Banco do Brasil, vem beneficiando, há 13 anos, crianças e adolescentes oriundas de famílias de média ou baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Entre as atividades oferecidas estão complemento educacional e ações culturais e esportivas.

Com sede na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro Itapuca, o programa, que começou com 80 alunos e três dias de atividades semanais, funciona hoje cinco dias por semana. Para isso, os alunos, que têm entre seis e 18 anos incompletos, são divididos em três turmas, de acordo com sua faixa etária, sendo incentivada entre os integrantes mais velhos uma política de monitoria, que os incentiva a auxiliar os alunos mais novos em suas atividades. O objetivo é criar e desenvolver nos estudantes noções de responsabilidade e solidariedade, que serão levadas para toda a vida.

De acordo com a coordenadora do programa, Claudete Fonseca da Silva, uma das atividades mais importantes desenvolvidas pelo AABB Comunidade é o complemento educacional, que trabalha o reforço da leitura e da matemática, além de oferecer auxílio aos estudantes para a elaboração de seus trabalhos escolares. Outra vantagem oferecida aos alunos é o acesso gratuito à internet e a possibilidade de impressão de seus trabalhos e pesquisas.

Além da parte acadêmica, segundo a coordenadora, o programa também desenvolve atividades lúdicas como os alunos, como desenhos artísticos, jogos teatrais e atividades afroculturais. Já na área esportiva, que também contribui para a formação de valores e comportamentos como disciplina, trabalho em equipe e superação de dificuldades, o AABB Comunidade oferece aulas de tênis, vôlei, futsal e natação, modalidade que, inclusive, já produziu medalhistas estaduais em 2014.

Para Claudete Fonseca, os impactos positivos do programa na vida dos alunos e nas comunidades onde eles vivem são visíveis.

- Os benefícios são inúmeros, principalmente em termos de desenvolvimento escolar. A aprovação dos alunos atendidos pelo programa chega a 92%. Além disso, houve uma evolução no quadro social das famílias e foi observado que a violência também diminuiu consideravelmente nas imediações do espaço AABB. Também é importante citar o amadurecimento que as ações do programa produzem nos alunos, através da nossa metodologia de acompanhamento individual – explica a coordenadora.

Como participar

Para participar do programa AABB Comunidade é preciso ter entre 6 e 18 anos incompletos, estar matriculado e frequentando regularmente uma escola pública e ser pertencente a uma família de média ou baixa renda. Já as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade são encaminhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Conselho Tutelar.

A sede da Associação Atlética Banco do Brasil, onde as atividades são desenvolvidas, fica na Avenida Juscelino Kubitschek, s/nº, no bairro Itapuca.