Advertisement

Barra Mansa sedia 1º Congresso Internacional de Cães de Polícia e Trabalho neste sábado, dia 21



No próximo sábado, dia 21, de 8h30 às 18 horas será realizado no Parque Natural Municipal de Saudade, em Barra Mansa, o 1º Congresso Unidade K9 Internacional de Cães de Polícia e Trabalho. Com apoio da prefeitura local, o evento tem a finalidade de estimular o uso de cães pelas forças de segurança e disseminar a prática no Sul Fluminense.

Segundo informações do líder regional da Unidade K9 Internacional, Glécio Fabiano de Moura, na região a única instituição que utiliza cães adestrados em suas operações é a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras. “Nos grandes centros os cães são usados em operações de busca e apreensão de drogas e armas, além de procedimentos de localização a vítimas de acidentes, como desabamentos e alagamentos”, destacou Moura.

Entre as raças treinadas para a realização deste procedimento estão o labradores e os pastores Alemães e Belgas. O evento é gratuito e já conta com 150 inscritos, mas as vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (24) 97404-1943.

Programação:
08h30 – Abertura
08h50 – Palestra: Odorologia Forense, com Jorge Pereira – Cinotécnico e diretor técnico operacional da Unidade K9
09h40 – Palestra: Cães de Busca e Salvamento, com Cecílio Neto – Cinotécnico e coordenador da Defesa Civil de Osasco (SP)
10h30 – Palestra: O Desenvolvimento do Processo K9 como Formação e Cultura, com Leandro Lopes – Cinotécnico e coordenador do canil da Guarda municipal de Petrópolis (RJ)
11h20 – Palestra: A Importância do Figurante na Formação do Cão Policial, com Clayton Martinez, Cinotécnico e instrutor do canil da Guarda Civil de São Caetano do Sul (SP)
13h50 – Palestra: A união Civil, Policial e Militar em prol do engrandecimento da cinotécnica nacional, com Fábio Zomer, Cinotécnico e instrutor no Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
14h40 – Palestra: Cães de Patrulha e sua utilização, com Gilson Alves – Cinotécnico e instrutor do Canil Central da Polícia Militar de São Paulo
15h30 – abertura para perguntas e esclarecimentos de dúvidas
16h20 – Demonstração de cães de detecção e proteção
17h00 – Encerramento e certificado dos congressistas