Advertisement

Cientistas revelam que dormir demais é mais prejudicial à saúde do que dormir menos

A ideia de que dormir bastante ajuda a preservar a nossa saúde é quase que um senso comum. Mas Gregg Jacobs, especialista do Centro de Transtornos do Sono da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts, afirma que estudos dos últimos dez anos indicam que oito horas não é o tempo ideal de sono para se manter saudável, e pasmem, dormir "tudo isso" ainda faz mal a saúde.
sleeping
Será? Ainda de acordo com Jacobs, a conclusão foi tirada com base na análise de cerca de 34 pesquisas, envolvendo mais de 2 milhões de pessoas durante um período de tempo. A conclusão mostra de forma consistente que, ao contrário do que muita gente pensa, existe uma relação entre excesso de horas se sono e mortalidade.
Segundo o cientista, o nível mais baixo de mortalidade é encontrado em quem dorme sete horas por noite. Já para quem ultrapassa esse limite para mais, os riscos aumentam. Sete horas de sono seriam portanto a quantidade perfeita, menos do que isso pode ser um indicador de que a pessoa vai morrer mais cedo, e mais do que isso, aumenta mais ainda as chances de uma morte prematura por problemas de saúde.
Existem algumas outra linhas de pesquisa que afirmam que o ideal é dormir entre seis e oito horas e que quem está dentro dessa média não tem muito com o que se preocupar.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia a matéria na íntegra na BB.