Advertisement

Aciap-BM promove palestra sobre o projeto 'O Futuro da Minha Cidade'


Entidades se reuniram na noite desta segunda-feira, dia 18, no auditório da Aciap-BM

Mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão de Barra Mansa. Este é o objetivo do projeto 'O Futuro da Minha Cidade', apresentado na noite desta segunda-feira, dia 18, pelo presidente do Sindicato das Empresas da Construção Civil do Sul Fluminense (Sinduscon-SF), Mauro Campos, a convite da diretoria da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM). Participaram do encontro, além de integrantes da Aciap-BM, representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa (Sicomércio), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BM) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Sul Fluminense (Sulcarj). 

O projeto 'O Futuro da Minha Cidade' é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cibic). As ações propõem um modelo de trabalho para a implantação de programas de planejamento e desenvolvimento sustentável, envolvendo as principais lideranças e entidades do município. "Nossa missão é fazer com que as cidades se despertem. Para isso, é fundamental que a iniciativa esteja com as entidades comerciais. A Aciap-BM se antecipou e nos convidou para apresentar essa proposta à Barra Mansa. Não queremos eliminar o poder público, mas buscamos o planejamento, identificando e mapeando ideias", frisou Mauro Campos.

O presidente do Sinduscon-SF explicou que o projeto é baseado na experiência bem sucedida da cidade de Maringá, no Paraná. "Não é milagre. Também não é utopia. Temos exemplos reais e modelos de sucesso que podem ser seguidos. Em Maringá, por exemplo, enquanto a maioria das cidades passa por sérias dificuldades e diminuição na arrecadação, houve crescimento de 14% no ano passado", destacou Mauro, acrescentando que o projeto possui sete passos para a implantação. 

Rafael Milton Teixeira Júnior, presidente da Aciap-BM, lembrou que a realização do encontro surgiu de fóruns entre os integrantes da Associação, que idealizam uma cidade diferente e planejada pela sociedade civil organizada. "Espero que a gente possa comprar essa ideia e fazer uma Barra Mansa diferente. Precisamos de um projeto de desenvolvimento que corra independente de quem está na cadeira do Executivo", disse Rafael Milton, agradecendo ao presidente do Sinduscon-SF pela palestra e o apoio das demais entidades do município.