Advertisement

5º Encontro Nacional de Blogueiros começa nesta sexta, em Belo Horizonte

Evento discute a luta pela democratização da comunicação e liberdade de expressão
De 20 a 22 de maio a cidade de Belo Horizonte será palco da 5ª edição do Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, sob o tema #MenosÓdioMaisDemocracia. O evento deste ano discutirá a luta pela democratização da comunicação, liberdade de expressão e também os grandes riscos de retrocesso social oriundos dos tão atuais discursos de ódio disseminados nas redes.
O encontro terá palestras, debates e também rodas de conversa. Entre os convidados estão os blogueiros Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luís Nassif, Rodrigo Viana, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Hildegard Angel e outros, além de convidados estrangeiros. No domingo, último dia do evento, será aprovada a Carta de Belo Horizonte e eleita a nova Comissão Nacional de Blogueiros.
Para o diretor de comunicação da UNE, Mateus Weber, este é um espaço importante para discutir a mídia fora do circuito tradicional. ”Eventos como esse proporcionam um contraponto à mídia hegemônica e privilegiam a pluralidade de vozes e informações”, disse.
O Encontro Nacional de Blogueiros aconteceu pela primeira vez em 2010, em São Paulo, como resposta à efervescente comunicação na internet. Repetiu-se em 2011, em Brasília, em 2012, em Salvador, e desde então tornou-se bienal – em 2014 foi realizado novamente em São Paulo. O número de participantes é cada vez maior, tendo chegado a 500 no 4º Encontro.
O evento é promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Barão de Itararé e tem como apoiadores as centrais sindicais, como a CUT-MG; sindicatos, como SindUTE, Sindieletro, Sindifisco e dos Petroleiros; entidades estudantis e de jovens, como UNE, União Colegial, UJS, Levante Popular da Juventude; movimentos sociais, como Quem Luta Educa, Pastoral Fé e Política, Fora do Eixo, MST, e instituições de jornalismo e comunicação, como o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Jornalistas Sem Fronteiras, Brasil de Fato e jornais laboratórios de cursos de jornalismo.
Confira o convite do jornalista e presidente do Barão de Itararé, Altamiro Borges:

Inscrições

Para se inscrever basta preencher o formulário e fazer o pagamento online. As inscrições custam R$ 100,00 (integral) e R$ 50,00 (estudantes).
Os estudantes deverão enviar comprovante de matrícula na instituição indicada para contatoblogprog@gmail.com
O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário. O sistema de pagamentos solicita que você informe seu e-mail, que deverá ser o mesmo que você informar no fórmulário de inscrição do Encontro.

Serviço

O que? 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais
Onde? Othon Palace Hotel , avenida Afonso Pena, 1050 – Belo Horizonte, MG
Quando? 20,21 e 22 de maio