Advertisement

ACIAP BM solicita reforço do Estado na manutenção de estradas rurais



A diretoria da ACIAP Barra Mansa encaminhou nesta terça-feira, dia 31, ofício ao secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, solicitando a vinda do programa ‘Estradas da Produção’ para o município. O pedido é que as máquinas do programa deem suporte ao trabalho da prefeitura para manutenção das condições de tráfego das estradas rurais.
Com aproximadamente 350 quilômetros de estradas vicinais e forte produção rural, principalmente de leite e folhosas, Barra Mansa carece de reforço urgente na manutenção das vias. “Em dezembro de 2015, as máquinas do programa estadual estiveram pela última vez na cidade. A previsão é que seriam recuperados 180 quilômetros de estradas, mas o trabalho só foi feito em oito quilômetros, no distrito de Rialto”, revelou José Alencar de Ávila, diretor da pasta agropastoril da ACIAP BM.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Rural, Danielle Fidélis, o apoio do ‘Estradas da Produção’ é fundamental para garantir o tráfego nas vias rurais. “Nossa equipe de manutenção é pequena e atualmente só temos uma retroescavadeira e dois caminhões para o trabalho. O restante das máquinas, quatro no total, está no conserto, com previsão de voltarem a operar só daqui a 40 dias”, explicou Danielle, ressaltando que a prefeitura também já fez o pedido do retorno do programa à cidade ao secretário Christino Áureo.
A produtora rural Denise Leopolino reclama das atuais condições da estrada que dá acesso a sua propriedade. Produtora de orgânicos na Fazenda do Salto, no distrito de Floriano, ela participa duas vezes por semana da Feira de Produtos Orgânicos, no Centro. “A chuva do início do ano fez algumas valetas no meio da estrada. Essas valetas estão ficando a cada dia maiores, dificultando a passagem dos carros e trazendo insegurança”, disse Denise.
O diretor da ACIAP BM ressaltou que este período de seca é o ideal para fazer os serviços de manutenção das estradas. “Essa seria a hora de intensificar os trabalhos, já que não há chuva. Além de garantir o escoamento da produção rural, a manutenção das estradas traz segurança no transporte escolar e favorece o turismo rural”, justificou José Alencar.