Advertisement

Exclusivo da Globo, Brasileirão perde audiência de domingo na TV aberta

Sem a Bandeirantes como sua parceira e, portanto, na condição de exibidora exclusiva de Corinthians x Grêmio para a praça de São Paulo, a Rede Globo conseguiu elevar os seus próprios números em relação à primeira rodada do Brasileiro na televisão aberta no ano passado. Porém, a competição perdeu audiência se forem considerados os dados gerais (Globo + Band).
Neste domingo, a emissora carioca alcançou 20,5 pontos de média no Ibope da Grande São Paulo, superior aos 17,7 obtidos na estreia do Brasileirão 2015, também um duelo envolvendo os corintianos (vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro na Arena Pantanal, em Cuiabá). Mas, se considerados os 4,3 pontos alcançados pela então parceira Band naquele 10 de maio de 2015, a audiência totaliza 22 pontos, o que representa um recuo de 1,5 ponto na TV aberta, principal mercado e referência para o mercado publicitário.
O resultado foi ainda pior se comparado aos números totais de audiência de cada uma das três transmissões de mata-mata da reta final do Campeonato Paulista, todos jogos disputados em domingos, às 16h. Confira:
Domingo, 24/4/2016 – semifinal – Santos 2 x 2 Palmeiras (3 a 2 nos pênaltis):
Globo: 20,8 pontos
Band: 6 pontos
Total (TV aberta): 26,8 pontos
Domingo, 1/5/2016 – jogo de ida da final – Audax 1 x 1 Santos:
Globo: 19,1 pontos
Band: 5,2 pontos
Total (TV aberta): 24,3 pontos
Domingo, 8/5/2016 – jogo de volta da final – Santos 1 x 0 Audax:
Globo: 20,8 pontos
Band: 5,9 pontos
Total (TV aberta): 26,7 pontos
Band
Com o desenho “Os Simpsons'' no lugar do futebol, a Band amargou prejuízo ainda maior com baixíssimo 1,2 ponto no Ibope – queda de 3,1 pontos em relação à transmissão da estreia no Campeonato Brasileiro de 2015 (perdeu mais de 70% da audiência no horário).
Rogerio Jovaneli
Do UOL, em São Paulo