Advertisement

Tony Ramos participa da abertura do VII FestCine de Barra do Piraí-RJ


Ator será homenageado neste domingo, 15, no festival de cinema

Tony Ramos participa da abertura do VII FestCine - Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí - neste domingo, 15 de maio, às 19h. O ator é o grande homenageado do festival este ano por causa da trajetória profissional e por ser uma grande referência para a teledramaturgia brasileira. Após a homenagem, será exibido o longa Quase Memória de Ruy Guerra, protagonizado por Tony Ramos e gravado no Polo Audiovisual de Barra do Piraí.

O FestCine segue até 21 de maio com apresentações de filmes estudantis que concorrem nas mostras local e nacional, além da exibição de curtas internacionais do Irã, Argentina e Rússia. O evento acontece na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí, sempre a partir das 19h. A entrada é gratuita.
A programação completa pode ser conferida pelo site: http://www.festcineestudantil.com.br

Oscar Estudantil
A cidade de Barra do Piraí, localizada no sul fluminense, será palco da sétima edição do Festcine - Festival Internacional Estudantil de Cinema, também conhecido como Oscar Estudantil Brasileiro. A mostra que, acontece entre os dias 15 a 21 de maio, vai reunir cerca de 500 alunos de 20 escolas do município na competição local, dez escolas do Brasil selecionadas para a competição nacional, além de três instituições do Irã, Argentina e Rússia que se apresentam na mostra internacional.

A Praça Nilo Peçanha, no Centro, é o local escolhido para as exibições dos filmes, sempre a partir das 19 horas, promovendo assim uma grande interação dos alunos e competidores com os moradores e comerciantes da cidade, que participam ativamente do Festival com direito ao voto. Além do júri técnico, composto por profissionais da área de cinema e educação, este ano três jovens italianos virão especialmente para o Festcine para reforçar o time de jurados, como explica Roberto Monzo, secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí e diretor geral do Polo Audiovisual.

- Em agosto de 2014 fizemos uma parceria com o Giffoni Film Festival da Itália e em julho do ano passado levamos dois jovens de Barra do Piraí para serem jurados no festival italiano, esse ano, pela primeira vez, traremos três estudantes da Itália para fazerem parte da nossa equipe de jurados, para isso contamos com o apoio da escola de idiomas Wizard que legendou em inglês todos os nossos filmes, detalha Monzo.

O Festcine é resultado do Projeto Luz, Câmera, Educação do Polo Audiovisual de Barra do Piraí em parceria com a produtora Mauá Filmes. O projeto que, existe desde 2009, ensina todas as etapas de produção cinematográfica a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Ao final do curso cada escola produz seu próprio curta-metragem, com equipamento de alta resolução, que será exibido durante o Festival Internacional Estudantil de Cinema.

Através de uma parceria com a Caravana Rio Criativo da Secretaria Estadual de Cultura, o Festcine deste ano vai oferecer também oficinas gratuitas de audiovisual abertas à comunidade. São elas: Leis de Incentivo; Elaboração de Projetos; Desenvolvimento e financiamento de projetos audiovisuais; Criação de Webseries e Mercado e Orçamento e Prestação de Contas. Inscrições e mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro, ou pelo telefone: 24 2443-8210.