Advertisement

Vagas temporárias: Comércio deve contratar 700 funcionários em Volta Redonda

Pelo menos 700 pessoas devem ser contratadas para vagas temporárias de fim de ano, em Volta Redonda. É o que estima o Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio-VR). A previsão, no entanto, é de que as contratações comecem em novembro, diferente dos anos passados. Antes, a procura por funcionários extras iniciava já em outubro, mas a queda das vendas nos últimos dez meses tem exigido mais cautela das empresas.
Como de costume, os setores que mais devem admitir neste período, por conta do Natal, são de vestuário e brinquedos, além dos supermercados. E o esperado para este último trimestre é que as vendas voltem a crescer, mesmo com a instabilidade econômica, de acordo com o presidente do Sicomércio-VR.
– As pessoas não deixam de presentear. Porém, há expectativa de que as lembrancinhas, presentes com preços menores, acabem sendo uma das principais opções de muita gente – considera Jerônimo dos Santos. O presidente do sindicato reiterou que embora a antecipação das admissões seja ideal, o momento é de contenção.
– Estamos em uma época em que elevar custos pode acabar sendo prejuízo. Por isso, só contrata antes quem precisa realmente compor quadro, novas empresas, porque os funcionários extras só devem ser selecionados em dezembro – observa.
Para poupar tempo, as empresas que buscam funcionários para o setor de comércio de bens e serviços podem acessar o cadastro da Central de Empregos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR), que possui mais de três mil currículos. A seleção é feita por uma psicóloga especializada em Recursos Humanos e inclui desde o recebimento do currículo pela internet, entrevistas, à avaliação psicológica, conforme o perfil da vaga.
O custo para a empresa é só em caso de contratação, com percentual de acordo com o salário oferecido pela vaga. Já para os candidatos, o cadastro é de graça e pode ser feito pelo site (www.cdlvr.org.br) em ‘Central de Empregos’. Outras informações podem ser obtidas também pelo telefone (24) 3344-8050.
– A empresa não perde tempo em busca do profissional. Esse trabalho é todo nosso. Ela só cadastra a vaga, com o perfil desejado, e selecionamos os candidatos para o cargo. Ao final, ela escolhe entre os trabalhadores indicados. É muito prático, rápido e com um custo bem baixo – explica a presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha.
Menos contratação em Barra Mansa
Ainda que haja um otimismo com a retomada da economia, as vagas de empregos temporários em Barra Mansa não serão melhores que nos anos anteriores. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas, seguindo as projeções das entidades representativas do comércio em todo o país, o resultado representará o segundo ano consecutivo de recuo.
Mais de 50% dos empresários acreditam que não farão contratação de trabalhadores para o fim de ano. E uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) explica que a principal razão é a avaliação de que não há necessidade de expandir o quadro de funcionários, conforme a expectativa de vendas.
As empresas acreditam que as equipes atuais darão conta do volume de clientes aguardados para o período, que embora aumente, a expectativa é de baixa demanda para este Natal. A média geral será de dois contratados por empresa. Em anos anteriores à crise, esse número variava de três a cinco funcionários.
– Muitos empresários ainda estão indecisos sobre quantidade de funcionários que planejam contratar. Essa cautela ainda acontece, mesmo estando às vésperas do maior período do calendário comercial, devido à espera das reações do mercado – explica Alício Camargo, presidente da CDL de Barra Mansa.
Em todo o país, o esperado é que para o Natal sejam abertas 101 mil vagas, segundo levantamento da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Fenserhtt) e do Sindicato das Empresas de Trabalho Temporário e de Terceirização no Estado de São Paulo (Sindeprestem).http://diariodovale.com.br/tempo-real/vagas-temporarias-comercio-deve-contratar-700-funcionarios-em-volta-redonda/