O comércio de Barra
Mansa está se preparando para a segunda edição da Black Friday, que acontece no
próximo dia 25 de novembro, no município. A expressão Black Friday, significa Sexta
Feira Negra e surgiu nos Estados Unidos. Acontece sempre depois do Dia de Ação
de Graças e é uma forma dos comerciantes renovarem seus estoques para o final
de ano, fazendo promoções com descontos atraentes. No Brasil, a primeira edição
aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. De lá pra cá,
várias lojas físicas passaram a participar da ação.
Este ano, a ação em
Barra Mansa está sendo organizada pelo “Movimenta Geral - coisas boas vão
acontecer” que visa, através de diversas ações diretamente relacionadas ao
comércio local, aquecer a economia do município. O Movimenta Geral foi criado
pelo Sicomércio, CDL e Aciap, que no ano passado promoveram juntas a primeira
edição do Black Friday em Barra Mansa. Esta será a segunda grande ação do
movimento, que em outubro organizou várias atividades no Dia das Crianças.
“Esperamos um
crescimento de aproximadamente 10% nas vendas em relação ao evento do ano
passado, devido ao conhecimento maior desta ação pelo público. Nossa expectativa
é que mais lojas participem dessa edição”, destacou o presidente do Sicomércio
de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto, acrescentando que, apesar das vendas pela
internet crescerem ano após ano, ainda não superam as vendas das lojas físicas:
“Portanto essas vendas devem manter seu volume elevado”.
A orientação das
entidades é que os lojistas decorem suas vitrines, treine seus colaboradores para
receber os consumidores e, principalmente, ofereçam descontos realistas. “Essa
é mais uma ação do Movimenta Geral que vai agitar nossa cidade. Vamos incluir o
varejo de Barra Mansa em uma campanha que acontece mundialmente. É preciso que
todos os lojistas estejam preparados, com seus estoques, ofertas e bom atendimento
que farão a diferença numa data como essa”, frisou o presidente da CDL BM,
Alício Camargo.
“A vantagem de
participar de campanhas em datas como a Black Friday é se posicionar no
mercado. Além de eliminar o estoque, divulgar a empresa e aumentar as vendas, o
lojista pode usar a data como uma estratégia de fidelização de clientes. O ano
está terminando e esta é a última ação promocional antes do Natal, por isso
vale a pena se dedicar e promover um marketing alusivo à data”, completou o
presidente da ACIAP BM, Rafael Milton Teixeira Júnior.
Lojistas que
participaram em 2015 aprovaram ação
Os lojistas que
participaram da primeira edição da Black Friday, promovida em 2015 pelo
Sicomércio, CDL e ACIAP em Barra Mansa, aprovaram a iniciativa e vão participar
novamente da ação. Como é o caso da empresária Maria Zélia dos Santos,
proprietária da Mazel Presentes, que promete oferecer descontos atraentes aos
consumidores que passarem por sua loja na sexta-feira, dia 25 de novembro. “Ano
passado tivemos um resultado positivo e esperamos que este ano não seja diferente.
Em 2015 oferecemos até 50% de desconto em alguns produtos e vamos repetir nesta
edição este percentual”, disse Zélia.
A empresária
ressaltou que ações como essa são muito importantes para estimular as vendas. “É
muito válido, ainda mais num momento como esse que estamos vivendo. Um bom
desconto ajuda a estimular o consumidor a comprar um produto”, ressaltou. Para
Zélia, esta é uma excelente oportunidade para os comerciantes venderem produtos
que estão no estoque, renovando as mercadorias para o Natal. “E para os
consumidores, é uma oportunidade para adiantarem as compras de Natal. Quem já
sabe quem vai presentear no Natal, pode aproveitar a Black Friday para comprar
seus presentes com um ótimo desconto”, completou a empresária.
Proprietário da Casas
Luan, Luis Antônio Nogueira Feris também participou da primeira edição da Black
Friday, realizada pelo Sicomércio, CDL e ACIAP de Barra Mansa. Ele, inclusive, ofereceu
descontos em sua loja na última sexta-feira de novembro, em 2014. “Apesar desta
ação das entidades ter começado no ano passado, tenho realizado promoções neste
dia há dois anos. Ano passado tentamos até fazer uma semana de promoções, como muitos
comerciantes fazem, mas não foi uma mudança bem sucedida. Então esse ano
faremos novamente apenas um dia de promoção”, explicou.
Para divulgar a data,
o empresário comentou que irá divulgar as promoções na internet, através da
página da loja no facebook, e via telemarketing. “Vamos oferecer descontos de até
60% nas nossas lojas no dia 25 de novembro”, adiantou, acrescentando que espera
aumento nas vendas com esta ação. “Num dia como este, vendemos o dobro do que
um dia normal de vendas. A expectativa é de que no final do mês tenhamos um
impacto de 3 a 5% de aumento nas vendas”, comentou.