Advertisement

2ª edição da Black Friday promete movimentar o comércio de Barra Mansa



O comércio de Barra Mansa está se preparando para a segunda edição da Black Friday, que acontece no próximo dia 25 de novembro, no município. A expressão Black Friday, significa Sexta Feira Negra e surgiu nos Estados Unidos. Acontece sempre depois do Dia de Ação de Graças e é uma forma dos comerciantes renovarem seus estoques para o final de ano, fazendo promoções com descontos atraentes. No Brasil, a primeira edição aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. De lá pra cá, várias lojas físicas passaram a participar da ação.

Este ano, a ação em Barra Mansa está sendo organizada pelo “Movimenta Geral - coisas boas vão acontecer” que visa, através de diversas ações diretamente relacionadas ao comércio local, aquecer a economia do município. O Movimenta Geral foi criado pelo Sicomércio, CDL e Aciap, que no ano passado promoveram juntas a primeira edição do Black Friday em Barra Mansa. Esta será a segunda grande ação do movimento, que em outubro organizou várias atividades no Dia das Crianças.

“Esperamos um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas em relação ao evento do ano passado, devido ao conhecimento maior desta ação pelo público. Nossa expectativa é que mais lojas participem dessa edição”, destacou o presidente do Sicomércio de Barra Mansa, Alberto dos Santos Pinto, acrescentando que, apesar das vendas pela internet crescerem ano após ano, ainda não superam as vendas das lojas físicas: “Portanto essas vendas devem manter seu volume elevado”.

A orientação das entidades é que os lojistas decorem suas vitrines, treine seus colaboradores para receber os consumidores e, principalmente, ofereçam descontos realistas. “Essa é mais uma ação do Movimenta Geral que vai agitar nossa cidade. Vamos incluir o varejo de Barra Mansa em uma campanha que acontece mundialmente. É preciso que todos os lojistas estejam preparados, com seus estoques, ofertas e bom atendimento que farão a diferença numa data como essa”, frisou o presidente da CDL BM, Alício Camargo.

“A vantagem de participar de campanhas em datas como a Black Friday é se posicionar no mercado. Além de eliminar o estoque, divulgar a empresa e aumentar as vendas, o lojista pode usar a data como uma estratégia de fidelização de clientes. O ano está terminando e esta é a última ação promocional antes do Natal, por isso vale a pena se dedicar e promover um marketing alusivo à data”, completou o presidente da ACIAP BM, Rafael Milton Teixeira Júnior.

Lojistas que participaram em 2015 aprovaram ação

Os lojistas que participaram da primeira edição da Black Friday, promovida em 2015 pelo Sicomércio, CDL e ACIAP em Barra Mansa, aprovaram a iniciativa e vão participar novamente da ação. Como é o caso da empresária Maria Zélia dos Santos, proprietária da Mazel Presentes, que promete oferecer descontos atraentes aos consumidores que passarem por sua loja na sexta-feira, dia 25 de novembro. “Ano passado tivemos um resultado positivo e esperamos que este ano não seja diferente. Em 2015 oferecemos até 50% de desconto em alguns produtos e vamos repetir nesta edição este percentual”, disse Zélia.

A empresária ressaltou que ações como essa são muito importantes para estimular as vendas. “É muito válido, ainda mais num momento como esse que estamos vivendo. Um bom desconto ajuda a estimular o consumidor a comprar um produto”, ressaltou. Para Zélia, esta é uma excelente oportunidade para os comerciantes venderem produtos que estão no estoque, renovando as mercadorias para o Natal. “E para os consumidores, é uma oportunidade para adiantarem as compras de Natal. Quem já sabe quem vai presentear no Natal, pode aproveitar a Black Friday para comprar seus presentes com um ótimo desconto”, completou a empresária.

Proprietário da Casas Luan, Luis Antônio Nogueira Feris também participou da primeira edição da Black Friday, realizada pelo Sicomércio, CDL e ACIAP de Barra Mansa. Ele, inclusive, ofereceu descontos em sua loja na última sexta-feira de novembro, em 2014. “Apesar desta ação das entidades ter começado no ano passado, tenho realizado promoções neste dia há dois anos. Ano passado tentamos até fazer uma semana de promoções, como muitos comerciantes fazem, mas não foi uma mudança bem sucedida. Então esse ano faremos novamente apenas um dia de promoção”, explicou.

Para divulgar a data, o empresário comentou que irá divulgar as promoções na internet, através da página da loja no facebook, e via telemarketing. “Vamos oferecer descontos de até 60% nas nossas lojas no dia 25 de novembro”, adiantou, acrescentando que espera aumento nas vendas com esta ação. “Num dia como este, vendemos o dobro do que um dia normal de vendas. A expectativa é de que no final do mês tenhamos um impacto de 3 a 5% de aumento nas vendas”, comentou.

--