O Rock in Rio mudou de lugar. Em 2017 uma nova Cidade do Rock será
montada no mesmo local onde foi erguido o Parque Olímpico. O novo local é
duas vezes mais amplo que o anterior, além de possibilitar o acesso por
meio de transporte público direto, a partir de Metrô e BRT, um dos
legados olímpicos.
O Rock in Rio está marcado para os dias 15,
16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro de 2017 e receberá grandes nomes da
música internacional e nacional, como as atrações já anunciadas: Maroon 5
(16/09), Aerosmith (21/09) e Red Hot Chili Peppers (24/09). Em breve
novos nomes serão comunicados.
A nova Cidade do Rock trará mais
conforto para todos os visitantes que passarem diariamente pelo evento.
Nela, os palcos Mundo, Sunset, Eletronica e Street Dance, por exemplo,
serão dispostos de forma que o público possa transitar com mais
facilidade e desfrutar dos espaços em sua totalidade. Já a Rock Street,
este ano inspirada na África, ficará ainda mais boêmia, com mais espaço
arborizado, comodidade e ainda um imenso lago artificial que garantirá
mais frescor ao ambiente.
Dentre as melhorias esperadas com o novo
espaço, a organização destaca maior facilidade na circulação de público
nas operações de segurança, limpeza e acessibilidade para pessoas com
mobilidade reduzida, além de mais banheiros, posições de atendimento nos
bares e áreas de sombra.
O público também ganhará muito em termos
de facilidade de acesso, com o sistema de transportes que foi testado
com sucesso durante os Jogos Olímpicos 2016. Quem sair da Zona Sul, por
exemplo, levará pouco mais de 30 minutos para chegar ao Rock in Rio,
utilizando o Metrô e BRT. Todo o acesso será facilitado para visitantes
de qualquer região, pois o legado olímpico permanece. O novo esquema de
transportes permite também que os impactos no transito do entorno seja
muito mais leve. As interdições de vias públicas serão reduzidas a quase
zero, permitindo que os moradores da região tenham ainda mais
conveniência.
Para Roberto Medina, presidente do Rock in Rio, "os
pontos chave para esta mudança foram o conforto, com mais espaço livre
disponível e a facilidade de acesso do público ao local. Estar dentro da
Cidade do Rock em pouco mais de 20 minutos saindo do primeiro ponto do
BRT, no início da Barra em direção à Cidade do Rock, é um sonho, uma
mobilidade e praticidade para todos. Além disso, parte dessa
megaestrutura do legado olímpico será reaproveitada, dando a
possibilidade ao público vivenciar mais a experiência do Rock in Rio em
um espaço mais amplo", comemora Medina.
Também será beneficiado o
público que vem de fora do Rio de Janeiro, com a ampliação da rede
hoteleira ao redor do parque - mais um legado olímpico. Em 2015 foi
comprovada a importância do festival para o fomento do turismo na
cidade. Segundo a RioTur, o festival foi a motivação exclusiva para a
vinda de 88,5% dos visitantes no período de sua realização.
Esta é
a sétima Cidade do Rock construída pelo festival - quarta no Rio de
Janeiro, fora Lisboa, Madri e Las Vegas - e como as anteriores, acarreta
um verdadeiro projeto urbanístico para garantir a melhor experiência
possível para o público. Dentre esquemas de circulação de público,
passagem subterrânea de fios, infraestrutura de som e iluminação,
instalação de grama sintética e distribuição dos serviços, existe um
Rock in Rio que o público não vê.
"Somos muito perfeccionistas e
estamos sempre focados em melhorar a experiência que oferecemos aos
nossos fãs. A infraestrutura da Cidade do Rock aparece como um dos
pontos mais positivos nas pesquisas que realizamos e, por isso, queremos
aprimorar cada detalhe. Sempre dá para fazer melhor! O público pode não
perceber em um primeiro momento, mas sente que está em um ambiente
minunciosamente pensado para ele", completa Medina.
Quem quiser
garantir a entrada antecipada no maior festival de música e
entretenimento já pode se preparar. O Rock in Rio Card começa a ser
vendido no dia 10 de novembro, a partir das 22h através da Ingresso.com,
canal oficial de vendas do festival. Nesta edição o ingresso no formato
de papel dará lugar à uma pulseira de identificação com chip,
oferecendo mais conforto, além de segurança para o público e
organizadores. Em 2015, a venda antecipada foi encerrada em menos de
duas horas, quando os 100 mil Rock in Rio Cards disponíveis esgotaram. http://odia.ig.com.br/diversao/2016-11-04/rock-in-rio-anuncia-nova-cidade-do-rock.html