Advertisement

Matrículas para rede estadual bate recorde de inscrições

A primeira fase de novas matrículas para inserção na rede estadual de ensino terminou na semana passada e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) registrou um número recorde de inscritos. No próximo ano letivo, 240.792 novos alunos irão ingressar nas unidades do Estado do Rio de Janeiro. A cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde, está entre as dez com maior número de inscritos.
Os interessados tiveram até o último dia 22 para efetuar a matrícula pelo site Matrícula Fácil. O secretário da pasta, Wagner Victer, explicou que o sistema informatizado permite que os alunos tenham oportunidade de ingressar na rede estadual de forma prática e democrática. O número de inscrições para o próximo ano ultrapassou o índice registrado este ano, de 220.498 novos candidatos em todo Estado.
Além de Angra dos Reis, os maiores números foram registrados no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Belford Roxo, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Niterói e Magé. “Todo o trabalho das equipes envolvidas possibilitou esse recorde de inscritos e o bom resultado”, destacou o secretário.
De acordo com a Seeduc, ainda houve aumento na procura de candidatos oriundos da rede privada de ensino. Este ano, 27.357 estudantes se cadastraram para vagas em escolas estaduais. Para 2017, o número de inscrições foi de 32.350.  Outro dado interessante registrado pela secretaria diz respeito às pessoas que estavam afastadas dos estudos. Em 2016, 3.852
candidatos buscaram oportunidade de voltar às salas de ano. Para o ano que vem, o quantitativo de inscrições chegou a 13.524. Além disso, foram liberadas aproximadamente 537 mil vagas para renovação de matrículas daqueles que já fazem parte da rede estadual.
As datas de divulgação dos resultados e confirmação de matrícula foram antecipadas. O resultado da inscrição será divulgado nesta sexta-feira, dia 30, no site www.matriculafacil.rj.gov.br e a confirmação deve ser feita entre os dias 4 e 10 de janeiro, na unidade em que o aluno foi selecionado.
Matrículas abertas para ensino médio em horário integral
O sistema integral de ensino será implantado em 30 escolas do Estado do Rio de Janeiro a partir do próximo ano letivo, conforme noticiado pelo A VOZ DA CIDADE, na edição do dia 22. As matrículas para a nova modalidade foram abertas ontem e seguem até o dia 9 de janeiro em todas as unidades contempladas, sendo que 23 delas são Cieps. Os alunos terão carga horária adicional de disciplinas como Matemática, Português e Inglês, além de ter na matriz curricular as disciplinas vocacionadas ao Empreendedorismo – contribuindo para o desenvolvido profissional dos estudantes.
A listagem com os nomes dos alocados será divulgada no próximo dia 13 no site da Seeduc (www.rj.gov.br/seeduc) e no facebook oficial da secretaria (www.facebook.com/seeducRJ). A confirmação da matrícula deve ser feita entre os dias 16 e 17 na unidade selecionada. 
Na Região do Médio Paraíba, foram beneficiadas as seguintes unidades: Ciep 310 Professora Alice Aiex, em Barra do Piraí; Ciep 292 Professora Jandyra Reis de Oliveira, em Barra Mansa; Ciep 484 Toninho Marques, em Volta Redonda; Ciep 296 Presidente Benes, em Rio Claro; e Colégio Estadual Antonina Ramos Freire, em Resende. No Centro-Sul, a cidade de Valença oferecerá o tempo integral no Colégio Estadual José Fonseca.http://avozdacidade.com/site/noticias/educacao/55776/