English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

quinta-feira, dezembro 01, 2016

PF realiza nova fase da operação Zelotes e cumpre 34 mandados em 3 Estados


A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira (1º) a oitava fase da operação Zelotes. Segundo fonte citada pela agência de notícias Reuters, os bancos Itaú Unibanco e BankBoston estão entre os alvos. O BankBoston foi comprado pelo Itaú em 2006. 
Procurado pelo UOL, o Itaú afirmou que a PF cumpriu mandados nas dependências do banco com o objetivo de apreender documentos relativos a processos tributários do BankBoston.
O maior banco privado do país disse que os processos investigados pela Zelotes no BankBoston não foram incluídos na compra do banco pelo Itaú e, portanto, o banco não está envolvido no caso. "O Itaú não tem qualquer ingerência em tal condução, inclusive no que se refere a eventual contratação de escritórios ou consultores", disse. 

'Conluio'

De acordo com a PF, a nova etapa da operação aponta a existência, entre os anos de 2006 e 2015, de "conluio entre um conselheiro do Carf e uma instituição financeira. O esquema criminoso envolvia escritórios de advocacia e empresas de consultoria".
Processos administrativos fiscais teriam sido manipulados em ao menos três ocasiões.
Cerca de 100 policiais federais cumprem 34 mandados judiciais, sendo 21 de busca e apreensão e 13 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para depor) nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Os alvos são investigados por corrupção ativa, corrupção passiva, advocacia administrativa tributária e lavagem de dinheiro.

Outro lado

Em nota, o Itaú disse que quando comprou o BankBoston do Bank of America, em 2006, o contrato de aquisição não abrangeu a transferência dos processos tributários do BankBoston.
"Esses processos continuaram de inteira responsabilidade do Bank of America. O Bank of America é, assim, o único responsável pela condução desses processos."
O banco afirma, ainda, que não tem nenhuma relação com a contratação dos escritórios de advocacia e das empresas de consultoria que fazem parte da investigação da Zelotes, e que está à disposição das autoridades. 

A operação Zelotes

A Zelotes começou em março de 2015 com o objetivo de desarticular organizações criminosas que atuavam junto ao Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), causando prejuízo aos cofres públicos com a manipulação de julgamentos no órgão que é responsável por julgar recursos contra decisões da Receita Federal.
Posteriormente, a operação também passou a investigar suposto pagamento de propina para a edição de medidas provisórias.
A operação já levou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, a virar réu em uma ação que tramita na Justiça Federal do Distrito Federal.
(Com Reuters)http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/12/01/pf-realiza-nova-fase-da-operacao-zelotes-e-cumpre-34-mandados-em-3-estados.htm