Advertisement

Barra Mansa realiza primeira Reunião para Promoção da Igualdade Racial

Estive presente neste grandioso evento. fico muito feliz de está participando. Estava de blusa listrada em azul na primeira fileira para poder prestar atenção em todo o cronograma.
Barra Mansa realiza primeira Reunião para Promoção da Igualdade Racial

Vice-prefeita e Gerência de Promoção da Igualdade Racial se reúnem com secretarias para apresentação do cronograma de atividades; projeto prevê o desenvolvimento do consórcio de Políticas Públicas do Médio Paraíba

Promover a integração de todas as secretarias e órgãos da prefeitura foi o objetivo da primeira reunião realizada pela vice-prefeita, Fátima Lima, e pelo Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, nesta quarta-feira, dia 18. No encontro, foram apresentadas as atividades programadas para o primeiro semestre deste ano, que darão continuidade ao trabalho já existente no município implementado desde 2004. O objetivo das ações é integrar todas as secretarias, trazendo à tona a questão dos direitos de igualdade para todos.  Com a elaboração de um projeto participativo, a prefeitura pretende desenvolver o trabalho junto com outros municípios para a criação do Consórcio de Políticas Públicas de Promoção à Igualdade Racial do Médio Paraíba.

No cronograma estão previstas palestras, seminários, capacitação dos servidores públicos e conselheiros, a reestruturação do Conselho Municipal e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, o fomento à criação do Consórcio Regional, que pretende difundir e implantar os trabalhos.

De acordo com a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, o trabalho de promoção da igualdade racial deve ser feito por todos, com a participação de ideias e projetos de todas as secretarias. “Temos aqui o caminho para começar, mas temos também muitas coisas pra fazer que virão das ideias de todos, através de uma política participativa”, destacou.

Fátima explicou como o prefeito Rodrigo Drable está engajado em priorizar o desenvolvimento do tema, inclusive colocando em prática a lei criada em 2006, que institui, já no ensino fundamental das escolas municipais, a educação anti-racista e anti-discriminatória“Já estamos desenvolvendo com a Secretaria de Educação as ações que serão desenvolvidas na área. É fundamental trabalhar essa questão a partir da infância, também com os jovens, mostrando que a cor da pele não representa diferença social, fazendo valer a lei criada pelo Rodrigo quando ele era vereador”.

Walmiro Fabiano ressaltou a importância do trabalho unificado para adaptar e desenvolver o projeto com novas ideias e necessidades de cada área. Ele destacou a difusão das políticas em outros municípios, trazendo gestores de outras cidades para Barra Mansa, para que eles também possam multiplicar e implantar o programa. “Não adianta Barra Mansa desenvolver uma política efetiva e uma cidade vizinha enfrentar problemas com racismo. Queremos uma política participativa e nossas ideias espalhadas pelo Sul Fluminense”, destacou.