Advertisement

Governo Municipal quer implantar Museu de Inovação e Tecnologia em Volta Redonda

Governo Municipal quer implantar Museu de Inovação e Tecnologia em Volta Redonda
Museu seria primeira unidade da América Latina e a ideia é ser uma parceria Público-Privada

Volta Redonda quer instalar o primeiro Museu de Inovação e Tecnologia da América Latina. Para isso, na manhã desta segunda-feira, dia 23, o prefeito Samuca Silva se reuniu com Glauter Fonseca Jannuzzi, idealizador do projeto e funcionário da Microsoft Brasil. A iniciativa será uma parceria Público-Privada (PPP), no qual o governo municipal cederia o local e empresas entrariam com a reforma do prédio, além do acervo do museu.

“O espaço físico já temos. Quero vincular o museu com as secretarias de Cultura; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Educação e, até mesmo, do Meio Ambiente, por conta do lixo eletrônico”, afirmou Samuca, que sugeriu quatro possíveis locais: Biblioteca Municipal (Vila Santa Cecília); Teatro da Fevre (Laranjal); Estádio Raulino de Oliveira (Aterrado); e Ilha São João.

Atualmente, de acordo com Glauter Jannuzzi, há dois museus no mundo: um na Califórnia, nos Estados Unidos e outro na Inglaterra. “Queremos um museu educacional que possamos realizar a inclusão social e a democratização da tecnologia aos nossos jovens. Volta Redonda possui um colecionador que tem 300 itens tecnológicos e está disposto a doar o material ao Governo Municipal”, contou. Para receber o título do museu, as iniciativas privada e públicas terão que entrar com um pedido no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Participaram da reunião os secretários municipais Joselito Magalhães (Desenvolvimento Econômico e Turismo); e Márcia Fernandes (Cultura); e os representantes da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Eduardo Dessupoio Moreira Dias; da EPD, Matheus Moreira; e da ouvidoria do município, Luiz Sérgio Teixeira Loques.