Advertisement

Sindicato dos Funcionários Públicos e prefeito de Volta Redonda se reúnem pela primeira vez


Representantes dos servidores municipais conversaram sobre reajuste e outros assuntos importantes para o funcionalismo
 
O prefeito Samuca Silva se reuniu, na manhã desta segunda-feira, dia 9, em seu gabinete, com o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do Município de Volta Redonda (SFPMVR), Ataíde de Oliveira, e outros representantes da instituição. Em pauta, foram discutidos reajustes e o Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores, admissão de concursados e a primeira reunião do Comitê Permanente de Diálogo com o Servidor Público Municipal, dentre outros assuntos. Essa foi a primeira reunião do sindicato com o novo Governo Municipal.
 
“O decreto criando o Comitê Permanente de Diálogo com o Servidor já está publicado. É meu compromisso com o servidor público. Se eu puder, darei aumento ainda neste ano, mas eu preciso antes de uma análise primária financeira. Eu quero fazer isso, até para motivar os servidores. Quero resgatar essa dignidade. Esse comitê de diálogo é uma posição minha”, disse Samuca, pedindo ao presidente do sindicato que encaminhasse, por meio de ofício, as propostas de reajuste apresentadas durante a campanha, para que fosse aberto o processo interno na prefeitura.
 
Ainda em relação ao reajuste dos servidores, o prefeito Samuca Silva pediu um prazo de até quatro meses para que o Governo Municipal analise as questões financeiras e possa se posicionar de forma conclusiva para os funcionários públicos. “A equiparação do salário base com o salário mínimo neste início de ano já está garantida. Estou à disposição para ir à próxima assembleia do sindicato e garanto que, em até quatro meses, teremos avanços, melhorias para os servidores”.
 
Uma das promessas de campanha, o Plano de Cargos, Carreira e Salários está na Câmara Municipal de Volta Redonda e o prefeito informou que já solicitou o retorno do plano para que o Governo Municipal faça uma análise. Sobre a questão dos profissionais concursados e do pagamento por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), Samuca Silva informou que está sendo feita uma readequação dos RPAs e quem estiver contratado através deste meio só receberá o pagamento mediante confirmação do secretário da pasta correspondente.
 
“Em relação aos médicos, por exemplo, estamos levantando o número de profissionais nas unidades de saúde para melhorarmos a gestão. O objetivo é ter condições de remunerar melhor. Também estamos levantando junto à Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e à Secretaria Municipal de Administração todos os concursos públicos para serem reavaliados”, explicou o prefeito, acrescentando que está em curso um recadastramento dos servidores, inclusive daqueles que estão cedidos a outras prefeituras da região, pois o salário deles é pago pela Prefeitura de Volta Redonda. Segundo Samuca, já foi despachado memorando às prefeituras e é necessária uma reavaliação da gestão desses profissionais.
 
Outro ponto levantado pelos sindicalistas foi a refeição fornecida pela Fundação Beatriz Gama aos funcionários da Prefeitura. De acordo com o prefeito, o Governo Municipal fará um processo licitatório para que o serviço passe da FBG para uma empresa especializada.
 
O advogado do Sindicato também perguntou ao prefeito sobre a possibilidade de implementar a sindicalização dos funcionários concursados que serão admitidos. Samuca Silva lembrou que a sindicalização é voluntária, mas abriu espaço para que o sindicato esteja presente no processo de admissão para apresentar aos novos funcionários os serviços da instituição.
 
Ao final do encontro, o prefeito Samuca Silva anunciou que será realizado um seminário com os servidores públicos, num sábado pela manhã, provavelmente no Cine 9 de Abril – espaço escolhido temporariamente por ter uma capacidade grande para abrigar as pessoas.
 
“Na ocasião, também vamos lançar o Inovação da Gestão Pública, que vai premiar, no final do ano, o servidor público que se destacar pela contribuição de suas ideias”.
 
Os representantes do sindicato participaram de uma breve pesquisa sobre os temas que gostariam que fossem abordados no seminário. “Nosso relacionamento está sendo muito bom, era o que nós esperávamos. Nossa visão hoje é outra. Vamos semear o melhor dentro da prefeitura e acreditamos no novo governo”, disse Ataide, lembrando que essa abertura de diálogo será muito maior do que em anos anteriores.