Advertisement

Secretário de Ação Comunitária conhece as necessidades dos moradores que invadiram área pública e busca soluções



Após atenderem aos pedidos do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, os moradores do Retiro que haviam invadido o Clube de Malha Vasco da Gama, que fica na Avenida General Euclides de Figueiredo, se reuniram nesta segunda-feira, dia 09, com o secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, que também é vice-prefeito. O secretário quis conhecer o problema de cada morador para saber quais soluções precisam ser tomadas de imediato e quais podem ser tomadas em médio e longo prazo.

“Queremos ajudar, mas antes é preciso entender a situação de cada um. Identificamos que a maioria está sem o CadÚnico, então a primeira ação é o cadastramento no CRAS, que está sendo feito hoje”, explicou o secretário.

De acordo com Ketlyn de Moraes, que está desempregada, essa é a primeira vez que explicam para eles o que é necessário fazer, de acordo com a lei, para ter acesso à sonhada casa própria. “Eu me cadastrei no ‘Minha Casa, Minha Vida’ em 2009 e nunca fui beneficiada. Acabei de descobrir que um dos motivos é que não fiz minha atualização de cadastro no CadÚnico. Já fui tantas vezes no CRAS e nunca me falaram que era preciso”, reclamou.

Após o cadastramento no CRAS, as famílias que não tiverem lugar para ir vão receber um Aluguel Social - uma solução temporária que, de acordo com o secretário, é um benefício que vai ajudá-las, enquanto a equipe da secretaria busca outras soluções. Entre as questões apontadas para o grupo, está a verificação das casas da antiga Vila da Cidadania e também o recadastramento no programa federal Minha Casa, Minha Vida. “Com o CadÚnico será possível esse novo cadastramento. A Caixa está revendo algumas concessões e, com certeza, terão novos imóveis à disposição”, complementou Maycon.

A área pública - Enquanto a SMAC trabalha com as famílias, a Guarda Municipal está garantindo a preservação da área pública e técnicos da prefeitura estão verificando os projetos para o local. “O prefeito Samuca pediu que esta seja uma ação prioritária”, informou o secretário.