Advertisement

SMS realiza ação pelo Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase


Objetivo foi avaliar e orientar a população sobre a doença

Ao final da ação, o balanço foi de 206 pessoas atendidas e registradas e mais de mil folders distribuídos. Destes atendimentos, quatro pessoas foram identificadas com suspeita de hanseníase. "Essas pessoas foram orientadas a procurar o CDI (Centro de Doenças Infecciosas) para realizar novos exames e dar início ao tratamento. Nós pegamos todas as informações e vamos passar para a Unidade Básica de Saúde da Família para acompanhamento e ajudar essas famílias", disse a enfermeira do programa de hanseníase, Silma Manoel.

Além do exame de hanseníase, a população que passou pelo local também fez exame de glicemia e aferição de pressão. A aposentada Lourdes Espírito Santo Francisco tinha acabado de sair da aula de pilates quando viu a tenda da secretaria de saúde montada no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília. "Eu achei bem interessante e bonita essa tenda e vim ver o que era. E percebi que a hanseníase é uma doença silenciosa e é muito importante a gente ter toda a informação possível", comentou.

Das 206 pessoas atendidas também foram registradas sete pessoas com hiperglicemia - com a taxa de glicose alta. E outras cinco pessoas com quadro de hipertensão arterial. "Essas pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de emergência. Nós realizamos um cadastro de todos esses atendimentos para que a Unidade Básica de Saúde da Família faça posteriormente uma busca ativa dessas famílias para realizar um acompanhamento", destacou a enfermeira do programa educação em saúde, Lucrécia Helena Loureiro.

Prevenir é o melhor remédio

A hanseníase tem cura. É uma doença infecto contagiosa e sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento. O tratamento dura em média de seis meses a um ano e é oferecido gratuitamente.

Serviço:
CDI (Centro de Doenças Infecciosas)
Rua Dioneia Faria, número 329, Aterrado, Volta Redonda