Advertisement

Barra Mansa terá Centro Integrado de Operações de Segurança Públicas

Dando continuidade à proposta de aumentar os dispositivos de segurança pública em Barra Mansa, o prefeito Rodrigo Drable, acompanhado de integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), representantes da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Policias Civil e Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e secretários de governo, visitou na noite desta quinta-feira, dia 02, o local onde será instalado o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O vereador Elias Barbosa Romeiro, o Elias do Corbama, também acompanhou a atividade.

A meta do chefe do Executivo é operacionalizar o pleno funcionamento do sistema de segurança antes do carnaval. Com  câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, o Ciosp funcionará 24 horas de maneira integrada com os órgãos de segurança. A unidade concentrará o atendimento 190 (Polícia Militar) e fará a distribuição das ocorrências, de acordo com os órgãos responsáveis. Com o sistema dotado de software específico, será possível, através do leitor de placas ligado diretamente ao Detran (Departamento de Trânsito), detectar veículos em situações irregulares, além de monitorar as ocorrências no trânsito, nas áreas de fronteiras do município (entradas e saídas) e a segurança ao comércio e transeuntes. Uma sala de gestão de crise também será instalada no Ciosp.

- A implantação desse sistema de monitoramento por vídeo representa um grande avanço para a nossa cidade. Neste momento, estamos somando forças e recursos junto às entidades, como Sicomércio (Sindicato do Comércio), Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) para garantir a segurança aos cidadãos, inibir a ação de criminosos e reduzir os índices de violência em nosso município – disse o prefeito Rodrigo Drable.

A cidade já é dotada de 70 câmeras e nos próximos dias, outras 28 devem ser instaladas em pontos estratégicos. “Estamos em reunião permanente com a empresa responsável pelo sistema de monitoramento, que está sete meses sem pagamento. Conseguimos desde o início do ano que o contrato fosse reduzido em 28%. Estamos em diálogo com as entidades empresarias para que elas possam nos ajudar no custeio desses novos equipamentos”, concluiu Rodrigo Drable.