Advertisement

Rodrigo Drable se reúne com ministro da Cultura em Brasília



Município busca investimentos para Orquestra Sinfônica e outros segmentos culturais

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, acompanhado do Superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo, do Controlador do município, Vantoil de Souza, e do deputado federal Deley Oliveira, se reuniu na manhã desta terça feira, dia 14, com o Ministro da Cultura Roberto Freire, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília. O objetivo do encontro foi apresentar os projetos culturais da cidade e atrair recursos para o setor. No encontro foram apresentadas propostas de investimentos para a manutenção da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa – OSBM, para o setor de patrimônio histórico, para a modernização da Biblioteca Municipal e para o setor de formação artística.

Na avaliação de Rodrigo Drable, a cultura é uma ferramenta estratégica e contribui para o desenvolvimento da cidade. “O setor cultural tem grande importância, podendo fomentar o desenvolvimento da cidade. Por isso tem potencial para prospectar recursos em outros entes da federação e consequentemente permitir que a arrecadação local possa ser investida em outros setores emergenciais como a educação e a saúde”, declarou.

No decorrer da reunião, o prefeito ainda destacou que apesar de ser uma das mais importantes orquestras do país, a OSBM ainda carece de um local para a realização de concertos. “Temos o mais importante, que é uma orquestra estabelecida, e hoje buscamos formas de construir um espaço adequado. Apesar de haver espaços disponíveis, ainda faltam recursos para a construção de uma sala de concertos”.

O ministro Roberto Freire se disponibilizou em dar andamento às emendas parlamentares destinadas à OSBM, cujo valor residual chega a R$ 1 milhão. Disse também sobre a importância da busca constante de estratégias para a sustentabilidade das orquestras públicas no país e apresentou ideias alternativas de captação de recursos, além de elogiar as iniciativas da cidade. “Vejo que vocês têm uma estrutura interessante e que deve ser fomentada”, declarou o ministro, ressaltando pontos específicos do Fundo Nacional de Cultura, que hoje, injeta cerca de R$ 55 milhões anualmente no setor.

O deputado Deley considerou o encontro muito positivo. “Trouxemos propostas viáveis de serem realizadas e o ministro demonstrou bastante interesse em atender as demandas apresentadas”, destacou Deley.

O superintendente da Fundação de Cultura entregou ao ministro uma cópia de Lei Municipal 4.602 de 19 de dezembro de 2016, que trata do Sistema Municipal de Cultura (SMCBM/2016), um dos mecanismos mais completos de gestão das políticas culturais. Para Bravo, o SMCBM/2016 é uma referência para outros municípios do Vale do Paraíba Fluminense. “Estamos colaborando com a elaboração dos sistemas de cultura de muitos municípios vizinhos, destacando que a participação popular é fundamental para o andamento desse processo”.

PRESENTE

O prefeito de Barra Mansa presenteou o ministro Roberto Freire com um kit especialmente preparado pela Fundação de Cultura contendo livros sobre a história de Barra Mansa, além de postais e a edição mais recente do poema Nasce Uma Cidade, de Lacyr Schettino, com versos que traçam poeticamente a memória do município desde a ocupação dos povos puris e coroados até a metade do século XX.