Advertisement

Secretaria de Meio Ambiente de Volta Redonda participa de reunião com o Conselho Consultor ARIE Floresta Cicuta


A secretaria municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda participou de um encontro com o Conselho Consultor da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) Floresta Cicuta na tarde desta terça-feira, dia 7, na Cúria Diocesana Volta Redonda/Barra do Piraí. A reunião contou com a participação do secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, e reapresentando o secretário de Barra Mansa Cláudio Cruz, o gerente de unidade de reflorestamento e conservação, Douglas Muniz de Souza. 

O objetivo do evento foi apresentar os membros das equipes municipais ao conselho do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), responsável pela Floresta da Cicuta. O presidente do conselho ICMBio, Sandro Leonardo Alves, aproveitou a oportunidade para falar sobre os projetos voluntários do instituto e da importância das secretarias municipais em manter um diálogo sobre a Cicuta.
“Acho importante a participação das cidades. Principalmente manter um diálogo sobre as necessidades da floresta. Realizamos vários projetos de preservação e conservação. Manter o contato com as secretarias de Meio Ambiente de Volta Redonda e Barra Mansa é de extrema necessidade na realização de ações. O Programa Voluntário é um projeto que tem a participação de voluntários das duas cidades, por exemplo”, disse Sandro.  

A Floresta da Cicuta tem área de 125,14 hectares de Mata Atlântica. Deste total, apenas 15% pertencentes à cidade de Volta Redonda. Para o secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, mesmo a parcela de floresta da cidade sendo pequena, é de relevância para o município. 

“Mesmo Volta Redonda tendo apenas 15% da floresta em seu território, a Floresta da Cicuta é muito importante para cidade. Esse encontro foi fundamental, pois apresentei não só a secretaria, como também os projetos que já estamos realizando. Apresentei os membros da equipe que vão participar diretamente do conselho”, disse Peixoto. 

O ICMBio é uma autarquia do Ministério do Meio Ambiente e tem a função de executar as ações de conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as áreas de preservação. Segundo o gerente de unidade de reflorestamento e conservação de Barra Mansa, o instituto tem parceira na fiscalização da Floresta da Cicuta. “A secretaria já ajuda na atuação e fiscalização junto ao ICMBio. Nosso foco é na conservação da Floresta da Cicuta que tem uma área bem grande de mata atlântica, 516 mil metros quadros de conservação da floresta”, garantiu Souza.

O Programa Voluntário do ICMBio é uma ação com os jovens da cidade de Barra Mansa e Volta Redonda com conhecimento na área biológica, que através do armadilhamento fotográfico fazem um recadastramento das espécies que ainda habitam na Floresta da Cicuta. Para Fulvia Cristine Nelis, bióloga voluntária, a representatividade das secretarias municipais de Meio Ambiente é muito importante para construir ações.

 “Foi muito importante a participação das secretarias. A de Volta Redonda surgiu com novas ideias e informações relevantes para um diálogo. Nós, como voluntários do projeto, entendemos a necessidade de aproximação entre as cidades para manter a floresta preservada”, afirmou Fulvia.