Advertisement

Suser debate melhorias no Transporte Cidadão em Volta Redonda


Serviço gratuito é oferecido a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

A direção da Superintendência dos Serviços Rodoviários (Suser) de Volta Redonda se reuniu, na manhã desta quinta-feira, dia 2, com motoristas do Transporte Cidadão (serviço gratuito que atende Portadores de Necessidades Especiais e Mobilidade Reduzida) e uma mãe de um dos usuários do transporte para ouvir as reivindicações em relação a melhorias do serviço. De acordo com o motorista Rodrigo da Silva Almeida, que atua no Transporte Cidadão há seis anos, a maior necessidade é a aquisição de mais veículos.

“Precisa melhorar os carros e o atendimento. Os quatro veículos que temos já estão um pouco ultrapassados e o serviço também poderia ser ampliado. Atualmente, somos oito motoristas trabalhando em dois turnos, manhã e tarde, para atender cerca de 180 pessoas”, conta Rodrigo.

O problema com os veículos é sentido por Mari de Oliveira da Silva, mãe do cadeirante João Pedro de Oliveira, de 14 anos, que utiliza o Transporte Cidadão para ir à Escola Municipal Prof.ª Maria Rosa Rodrigues, no bairro Jardim Tiradentes, e em casos de exames médicos que precisam ser realizados fora da residência.

“No mês de julho do ano passado, meu filho estava fazendo rodízio, indo à escola só dois dias por semana, por falta de veículo. Em todo retorno de férias os ônibus continuam com problemas. Tem que ter mais veículos”, explica Mari.

A diretora presidente interina da Suser, Isabella da Silva, informou que a reunião serviu para ouvir essas demandas e que foi solicitado apoio do Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) para que ocorra aumento no número de veículos, pois existe uma demanda reprimida.

“O Transporte Cidadão presta um serviço de extrema importância para Volta Redonda. Estamos mapeando as áreas atendidas e queremos melhorar o serviço, mas também temos como foco um transporte coletivo de qualidade e em quantidade para atender toda a população”, disse Isabella.

A necessidade de melhoria também foi compartilhada pelo presidente do Sindpass, Paulo Afonso de Paiva Arantes, que informou estar apurando os problemas e que, após esse levantamento, poderá apresentar mudanças possíveis. “A Suser me mostrou ajustes que precisam ser feitos e estamos verificando algumas informações sobre quem está utilizando o serviço. Há possibilidade de aumentar o número de veículos, mas envolve custo e temos que analisar se será viável esse aumento. Os que temos hoje são antigos e seriam necessários também carros reservas”, informou Paulo Afonso.

O Transporte Cidadão visa atender, exclusivamente, aos portadores de necessidades especiais e mobilidade reduzida, permanentes ou temporárias, que necessitam utilizar cadeiras de rodas para o seu deslocamento ou equipamento para auxiliar o trajeto, com dificuldades de utilização dos meios de transporte comuns, e que tenham residência fixa em Volta Redonda.