Advertisement

Barra Mansa discute a implantação do Consórcio de Politicas de Igualdade Racial


Consórcio contempla a construção de um plano regional de combate ao racismo
A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, representando o prefeito Rodrigo Drable, e o gerente de promoção de Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, receberam nesta sexta-feira, dia 31, a secretária de Assistência Social de Valença, Roseli Moreira, e sua equipe. O encontro, o primeiro de uma série já programada, teve a finalidade de discutir a implantação do Consórcio de Políticas de Promoção da Igualdade Racial nos municípios da Região do Médio Paraíba e a construção de um plano regional de combate ao racismo.
O projeto será desenvolvido através do convênio 836739/16, celebrado entre o município de Barra Mansa e a Secretaria Especial de Politicas de Igualdade Racial, do governo federal, e contemplará os municípios de Porto Real, Itatiaia, Piraí, Pinheiral, Quatis, Barra do Piraí, Resende e Valença. Algumas dessas cidades, segundo a vice-prefeita, ainda não possuem conselhos ou órgão de Promoção Social. “Vamos auxiliar neste primeiro momento no apoio ao desenvolvimento desta temática, mas é fundamental que os municípios constituam sua independência na construção das politicas públicas de combate ao racismo e a discriminação”, destacou Fátima Lima.
Ela ainda comentou sobre a ascensão dos negros na sociedade e a politica de cotas. “Ao longo dos anos tivemos algumas conquistas importantes, contudo, muitas distorções ainda precisam ser superadas.  Acredito que a politica de cotas nas universidades seja um ajuste de contas com os negros, que ficaram relegados durante séculos à escravidão, aos serviços domésticos e outros que exigiam maior esforço físico”, declarou Fátima.
Walmiro Fabiano explicou que está sendo verificada a viabilidade de realizar em meados de agosto próximo, a III Conferência Regional de Promoção de Igualdade Racial. “A Conferência seria uma das etapas do projeto. Nossa meta é tornar a região referência em políticas de combate à discriminação racial”, disse.
A secretária de Assistência Social de Valença, Roseli Moreira, representando o prefeito daquele município, Luiz Fernando Furtado da Graça, comentou sobre a honra de ser uma das pioneiras em conhecer o projeto. “Temos uma árdua missão pela frente: a de desconstruir preconceitos”, pontuou.
Na próxima terça-feira, dia 4, está prevista a participação de representantes da Prefeitura de Porto Real em Barra Mansa para debater a criação do Consórcio.