Advertisement

CODEC BM se reúne com prefeito Rodrigo Drable



Os conselheiros do CODEC BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) se reuniram no dia 02 de março, com o prefeito Rodrigo Drable, em seu gabinete. O encontro, que durou cerca de duas horas, contou também com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raimundo. Entre os assuntos debatidos estiveram estacionamento rotativo, segurança pública, coleta de lixo e pátio de manobras.

Com relação ao estacionamento rotativo de veículos nas ruas do Centro e Ano Bom, Drable informou que, no prazo aproximado de 30 dias, um novo sistema será implementado na cidade. “Vamos usar o mesmo modelo da prefeitura do Rio de Janeiro, com a venda de tíquetes. Cerca de 40 pessoas estarão nas ruas com talões para venda”, anunciou o prefeito.

Já sobre o sistema de monitoramento das vias por câmeras, ele disse que o contrato com a empresa responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos já foi reestabelecido. “As 72 câmeras instaladas em diversos pontos da cidade estão em pleno funcionamento”, explicou Rodrigo, ressaltando que a prefeitura vai adquirir dois quadriciclos para realizar rondas no Ano Bom e Centro.

Outro tema discutido no encontro foi sobre a coleta de lixo no município. Segundo levantamento do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), são gastos cerca de R$ 200 mil por mês com a coleta de resíduos de grandes produtores, como supermercados. “A legislação federal regulamenta que os municípios são responsáveis por coletar até 100 litros de lixo/dia por unidade. Quem ultrapassa esse montante deve ser responsável por dar a destinação adequada. Hoje, 33% do que o Saae BM coleta, por dia, são oriundos de grandes produtores. Estamos pagando uma conta que não é nossa”, argumentou o prefeito.

O prefeito convidou os membros do CODEC BM para conhecerem projetos de coleta de resíduos em Curitiba e Florianópolis, municípios considerados referência no país. “O descarte de lixo é preocupante e temos que nos envolver nessa questão que é não só ambiental, mas também ligada ao desenvolvimento. Vamos montar um grupo de trabalho dentro do CODEC BM para tratar dessa questão junto à prefeitura”, garantiu o conselheiro Luiz Antônio Roxo, que representa a Sociedade Médica de Barra Mansa no conselho.

As obras de remoção do pátio de manobras, paralisadas a mais de dois anos, também foram pauta da reunião. De acordo com o prefeito, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e o TCU (Tribunal de Contas da União) já deram o aval para o pagamento das indenizações às famílias que residem às margens da ferrovia e terão suas casas atingidas pela obra. “A previsão é que sejam liberados, ainda neste semestre, R$ 9,8 milhões para o pagamento das indenizações, a finalização das obras do viaduto da Barbará e a construção da ponte metálica sobre o Rio Barra Mansa”, informou Drable.

O presidente do CODEC BM destacou a necessidade de revisão no projeto de tráfego alinhado às obras de remoção do pátio. “O projeto inicial prevê o fechamento das passagens em nível. Defendemos que essa posição seja revista, uma vez que isso vai causar problemas na fluidez de veículos e pedestres”, defendeu Arivaldo Corrêa Mattos.

Ao final do encontro, Arivaldo agradeceu a receptividade do prefeito e cobrou a criação do CODEC BM por meio de legislação municipal. “Já temos a minuta inicial do projeto de lei aprovada pelos Conselheiros. Estamos acertando apenas algumas questões e pretendemos entregá-la ao Executivo ainda este mês para avaliação”, finalizou o presidente do CODEC BM. 

--