Advertisement

Volta Redonda lança projeto para grafiteiros e artistas plásticos


“VRsualinda” visa colorir o dia a dia da população e valorizar os espaços públicos e artistas da cidade
Com o título bem jovial, o projeto ‘#VRsualinda’, da secretaria de Cultura de Volta Redonda, visa atrair artistas plásticos e grafiteiros da cidade, com o objetivo de deixar os espaços públicos mais coloridos. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes, o projeto será executado em bairros centrais e também periféricos. O chamamento para as inscrições dos artistas começa nesta sexta-feira, dia 03, e vai até o dia 09 de março, próxima quinta-feira.  
“O projeto realiza intervenções urbanas em espaços da cidade e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia das comunidades. Para isso, os bancos das praças, as escadas, os becos e os muros da cidade tornam-se obras de arte realizadas com, entre outras técnicas, grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura”, comentou Márcia.
A princípio o projeto contará com a iniciativa voluntária dos artistas, mas a meta é conseguir recursos para dar um incentivo a mais aos envolvidos. O ponto de partida é o envolvimento de várias secretarias na mobilização e identificação dos locais em potencial e o objetivo é devolver aos moradores de Volta Redonda os espaços públicos da cidade de forma mais bonita, popularizar a produção artística e mapear seus criadores, de modo a tornar mais democrático o acesso dos artistas ao projeto. “Com o ‘#VRsualinda’ valorizamos os artistas da nossa cidade e, tenho certeza, que a população ficará também mais motivada à preservar o espaço público”, afirmou a secretária.
A primeira ação já será realizada nos dias 11 e 12 de março, quando os 28 bancos da Praça Sávio Gama - em frente à prefeitura no bairro Aterrado, receberão as intervenções. Quem se interessou pelo projeto pode obter mais informações pelo telefone: (24) 3339-2444 e as inscrições podem ser feitas pelo email: smc.projetos@voltaredonda.rj.gov.br