Advertisement

Volta Redonda sedia 4º encontro do Fórum Regional de Desenvolvimento


Reunião foi pautada na implantação do Parque Tecnológico do Sul Fluminense

Volta Redonda sediou, na manhã desta sexta-feira, dia 31, o quarto encontro do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico do Sul Fluminense, realizado na sede da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no bairro Laranjal. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, explicou que o fórum tem característica itinerante e acontece nos municípios da Região Sul Fluminense.

“O fórum foi criado no início de janeiro com o objetivo de integrar a região com uma política de desenvolvimento estruturante. Com isso, a gente vem se reunindo constantemente, já tivemos algumas campanhas, e hoje vamos dar mais um passo como anfitriões aqui em Volta Redonda”, disse Joselito.

O tema principal da reunião foi o projeto do Parque Tecnológico do Sul Fluminense, que será um empreendimento a ser instalado na Rodovia Presidente Dutra, no município de Barra Mansa, com o intuito de promover o desenvolvimento regional sustentável e propiciar um ambiente de inovação no Sul Fluminense. O membro do Conselho Regional da Firjan, Péricles Aguiar, afirmou que a federação está dando total apoio ao projeto.

“A Firjan tem tido algumas participações no fórum e pretendemos ingressar de maneira definitiva. Hoje, estamos abrindo as portas para o secretariado dessa parte de desenvolvimento econômico e a federação está engajada na implantação do parque tecnológico”, contou Péricles.

Também participaram dessa edição do fórum, representantes de Porto Real, Barra Mansa e Itatiaia. O próximo encontro será realizado em Barra Mansa, no dia 28 de abril, em local a ser definido.

PARQUE – O Parque Tecnológico do Sul Fluminense é um projeto em implantação apoiado pela Prefeitura de Volta Redonda e pelo Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos (Flutec), além de outras entidades e municípios da região. Uma iniciativa da Associação de Pesquisadores em prol da Tecnologia e Inovação do Sul Fluminense, organização social (OS) de direito privado e sem fins lucrativos.

Parques tecnológicos são empreendimentos criados e geridos com o objetivo de promover pesquisa e inovação na área tecnológica e de estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades, empresas, sociedade e governos.

“Inicialmente, os prefeitos participaram do fórum e, em seguida, ele passou a ser conduzido pelos secretários que são os atores desse cenário de desenvolvimento econômico. Temos grandes objetivos, grandes desafios ao longo do desenvolvimento regional aqui no Estado do Rio, perante os problemas dos incentivos fiscais e a crise política e financeira do estado. Os secretários trabalham conjuntamente em busca de alternativa para que possamos fomentar o desenvolvimento”, explicou Joselito Magalhães.