Advertisement

SMAC oferece curso de inglês gratuito em parceria com UGB para jovens em vulnerabilidade social


Inscrições estão abertas até dia 18; quem tem a partir de 13 anos pode se inscrever, por meio de encaminhamento dos CRAS


A Smac (Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda), na intenção de fortalecer o cidadão para o mercado de trabalho, firmou uma parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) e o Rotary Volta Redonda Norte para um curso de inglês, ministrado por professores voluntários da instituição. As aulas vão acontecer no laboratório de Línguas do UGB, Campus Aterrado.

A primeira aula, que aconteceu nesta terça-feira, dia 04, foi um sucesso, com comparecimento não somente de jovens, mas também de adultos - algumas mães acompanhando os filhos e até de uma avó, tão entusiasmada quanto o neto em aprender uma segunda língua.

A idade mínima para a inscrição é 13 anos. No primeiro encontro foram apresentados os professores, as instituições UGB e Rotary Norte e a forma como as aulas serão oferecidas, com filmes, livros, bate papo e outros detalhes importantes. O curso, que terá duração de dois anos e meio é gratuito e voltado para os adolescentes e jovens da comunidade, encaminhados pelos CRAS (Centro Referência de Assistência Social) e que estejam em situação de vulnerabilidade social, além de pessoas da terceira idade.

As aulas vão acontecer toda terça-feira - de 14h as 15h30m - e as inscrições seguem até dia 18 de abril. “O curso de inglês representa uma verdadeira ponte não para o futuro, mas para o presente mesmo. Ao fazer o curso, a pessoa terá a oportunidade de aprender o idioma e de conhecer a si mesma”, afirma o coordenador do curso, professor Alexandre Batista.

Entre risos e curiosidade com toda a novidade que o curso apresenta, a estudante Lídia Emanuelli Moreira da Silva, de 18 anos, afirmou que sabe como o inglês abre portas. “Principalmente agora, com essa crise, é muito importante ter o domínio da língua, mas como o curso é caro, fica difícil fazer. A proposta de ser gratuito e dentro do UGB, com este nível alto dos professores, é uma excelente oportunidade para nós”, disse.

Segundo Alexandre, o primeiro ano será dividido em módulos de quatro meses e dependendo do nível de conhecimento e domínio da língua, há a possibilidade e se criar duas turmas: uma para iniciantes e outra para os que já têm algum conhecimento. Roseli Bicudo, profissional responsável pelas parcerias de inclusão social da SMAC explicou que o curso chega num momento muito importante. “Que bom que as pessoas estão aproveitando esta oportunidade, de qualidade realmente superior, com profissionais que vão doar todo o seu conhecimento”, comentou.