Advertisement

Encontro na OAB de Barra Mansa discute sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil

Encontro na OAB de Barra Mansa discute sobre o combate ao abuso e exploração sexual infantil


A Ordem dos Advogados de Barra Mansa, através da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente, promoveu na tarde desta quarta-feira, dia 17, uma Roda de Bate Papo em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Também participaram do encontro representantes do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da Guarda Municipal, do Conselho Tutelar, da Igreja Católica, do Lar Acolhedor, além das secretarias de Educação e Assistência Social.
Segundo a presidente da Comissão de Direito da Criança e do Adolescente da OAB-BM, Maria Cristina da Silva, o encontro foi muito satisfatório. “O evento foi um sucesso. Todas as instituições presentes deram sugestões sobre o assunto e decidimos que no próximo dia 31 faremos outro encontro para elaborar propostas concretas para este problema que Barra Mansa enfrenta. Chegamos à conclusão também que todas essas instituições precisam passar por capacitação”, revelou, acrescentando a lentidão da justiça.
- Lamentamos muito a ausência de representantes da delegacia, do Ministério Público e do judiciário, que foram convidados para este encontro. Até porque tivemos muitas reclamações sobre a morosidade do judiciário e aqui seria uma ótima oportunidade para discutirmos o assunto – completou.
A secretária de Assistência Social da prefeitura, Ruth Coutinho, comungou com a ideia de novos encontros e da capacitação, mas citou também a criação de um conselho. “Uma ideia que podemos discutir nos próximos encontros é a criação de um conselho, com representantes de instituições, para debatermos e criarmos políticas públicas em prol do combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes”, concluiu.