Advertisement

Volta Redonda sedia Forúm Regional de Políticas Públicas do Médio Paraíba

Volta Redonda sedia Forúm Regional de Políticas Públicas
do Médio Paraíba
Secretário estadual de Cultura e o representante do MinC no estado participaram do evento com representatividade em 12 cidades

Volta Redonda sediou na noite desta terça-feira, dia 09, o Fórum Regional de Políticas Públicas do Médio Paraíba. O encontro aconteceu no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior – Colégio Getúlio Vargas - no bairro Laranjal. O secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, André Lazaroni e o representante do MinC (Ministério da Cultura) no estado, Reginaldo Magalhães, participaram do encontro, que contou com representantes de 12 cidades da região. Os participantes debateram políticas públicas que visam fortalecer e melhorar a cultura nas cidades do Sul Fluminense. O encontro contou também com a participação do secretário de Ação Comunitária e vice-prefeito, Maycon Abrantes, e o presidente da Fevre, Eduardo Dessupoio, além da secretária municipal de Cultura, Márcia Fernandes.  
Segundo Márcia Fernandes, Volta Redonda sediar esse evento é um privilégio, além de ajudar na realização de eventos e manifestações culturais da cidade. “A escolha de Volta Redonda é muito importante. Pois, lutamos muito para realizar eventos e manifestações culturais em nossa cidade. As pessoas que discutem a cultura são técnicas e especializadas e querem agregar valor a esse trabalho e dialogar ainda mais. A participação de todas as cidades é muito importante para fortalecer a cultura da nossa região, que é muito rica”, afirmou Márcia.
Antes da realização do fórum, três apresentações de projetos e músicos da região abrilhantaram a noite de debate. Para Reginaldo Magalhães, as atrações mostram a importância da cultura regional. “Foi uma bela manifestação cultural. Desde a música clássica até a sertaneja. Isso mostra a grande importância do nosso papel em discutir e valorizar cada região”, disse o representante do MinC.
Para o vice-prefeito Maycon Abrantes em um momento de crise no país, discutir a cultura é muito importante para o desenvolvimento da cidade. “Em tempos tão ruins como a crise econômica, discutir esse assunto mostra um empenho de todos nós em melhorar e valorizar a cultura. Pela primeira vez, estamos realizando um evento aqui neste teatro. Vamos realizar mais. Queremos resgatar a cultura de nossa cidade”, comentou Maycon.
Segundo o secretário estadual de Cultura, André Lazaroni, abraçar a causa da cultura é extremamente relevante para o governo do Estado do Rio. “Temos que agradecer as cidades por abraçar a cultura, mostrando que, através de parcerias, podemos sim discutir e elaborar políticas públicas para a cultura”, afirmou Lazaroni.