Advertisement

Academia da Saúde do Vila Brasília completa 1 ano de funcionamento

Academia da Saúde do Vila Brasília completa 1 ano de funcionamento

Para lembrar a data, a unidade compartilhou um café com os freqüentadores

A Academia da Saúde do bairro Vila Brasília completou no sábado, dia 24, um ano de funcionamento, mas a comemoração aconteceu nesta segunda-feira, dia 26. A unidade, responsável por atender também usuários dos bairros Mariana Torres, Verde Vale, Belo Horizonte e Coqueiros, funciona de 8h às 17 horas. Para lembrar a data, a academia compartilhou um café com os freqüentadores. A unidade visa promover uma maior interação entre os bairros, unir as pessoas e proporcionar qualidade de vida.
A podóloga Deiva Santos, moradora do Retiro, contou que começou a freqüentar a unidade através de um convite feito pela recepcionista da academia. “Estava no fundo do poço, com muitos problemas em casa. A minha filha havia se separado do marido e eu entrei em crise com a situação. Recebi um convite e passei a fazer parte da Roda de Terapia Comunitária Integrativa, realizada às quintas-feiras, e vi que lá estava a solução para o meu problema. A maneira como fui tratada foi fundamental  para minha recuperação. Hoje, a academia faz parte da minha vida, pois aprendi a aceitar as coisas”, revelou.
Segundo a terapeuta Carmen Rosimar Cabral de Souza, a Rose, além da Roda de Terapia Integrativa, a academia realiza outras atividades, como ações voltadas à educação, saúde e bem-estar. “Temos vários tipos de pessoas: são policiais, professores, estudantes, cada um com sua história. O nosso trabalho é melhorar a auto-estima deles, unificar todo o complexo e auxiliar no combate a depressão. É tudo muito bonito, feito com carinho, amor e empatia”, explicou.
De acordo com a responsável pela academia, Vanja Maria Moreira da Cunha, a os trabalhos da unidade são realizados  em parceria com o Ministério da Saúde. “Sempre buscamos fazer parcerias com a SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), visando proporcionar um trabalho profissional e ético, com a consciência de que toda a demanda sugerida pelo ministério está sendo cumprida. Temos outros grupos, como o Movimento e Bem-Estar, Amigos do Peso, entre outros. Programamos, projetamos e fazemos. É assim que funciona”, concluiu.
A Academia da Saúde beneficia mais de 21 mil moradores dos bairros citados e oferece infraestrutura e equipamentos para práticas que promovem um estilo de vida saudável, com realização de atividades físicas, culturais e artísticas, controle do tabagismo, entre outras. A unidade conta ainda com um espaço ao ar livre – com arte em grafite do artista plástico Anderson de Souza – para a prática esportiva.