Advertisement

Hemonúcleo de Barra Mansa promove “Arraiá do Sangue Bom”

Hemonúcleo de Barra Mansa promove “Arraiá do Sangue Bom”
No próximo sábado, dia 24, hemonúcleo funcionará a partir das 7h da manhã para atender doadores

O Hemonúcleo de Barra Mansa começou nesta quinta-feira, dia 22, a campanha “Arraiá do Sangue Bom” com o objetivo voltar ao índice normal de doações diárias, que registraram queda de 50% desde o mês de março, devido a fatores como vacinação contra febre amarela e resfriados. No próximo sábado, dia 24, o Hemonúcleo estará aberto para a população a partir das 7h da manhã.
De acordo com Sérgio Murilo Conti, coordenador do Hemonúcleo, a chegada do inverno é uma época propícia para a queda das doações devido às doenças respiratórias contraídas com o tempo mais frio. Além disso, a procura pela vacina contra a febre amarela foi outro fator que influenciou negativamente nas doações. “Desde o mês de março, registramos uma redução de 50% nas doações. O ideal é mantermos a média diária de 30 doações, mas não estamos registrando nem metade desse número”, lamentou.
Sérgio Murilo destaca que mesmo com o estoque baixo, a procura por sangue continua pelos hospitais e reforça a necessidade de conscientização da população para doar. “A demanda continua a mesma e não podemos chegar ao ponto crítico de reduzir a liberação de sangue para os hospitais. Isso acarreta diversos problemas, inclusive cancelamento de cirurgias, por exemplo. É por isso devemos reforçar a importância da doação”, destacou.

Quem pode doar sangue
Para doar, é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. O doador precisa estar bem alimentado, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ingerir bebida alcóolica nas 12 horas anteriores.