Advertisement

Itatiaia sedia reunião do Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba



A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Assessoria Especial de Cultura, recebeu nesta quarta-feira (28) a reunião da diretoria do Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba. O encontro aconteceu na Casa da Cultura e teve como representantes da cidade o membro do Conselho de Cultura de Itatiaia, Oswaldo Castro Júnior, e do Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto. Participaram ainda da reunião cerca de 10 conselheiros de diversas cidades da região.

A diretoria do Fórum reuniu-se para debater políticas públicas que visam fortalecer e melhorar a cultura nas cidades do Sul Fluminense.

- Esse fórum foi eleito em Volta Redonda e nesse ano iremos fazer a reunião em esquema de revezamento, ou seja, cada mês numa cidade diferente. Essa é a primeira vez que estamos em Itatiaia e para nós que somos daqui isso é muito importante, pois nos ajuda a traçar um plano que seja realmente regional. Meus colegas do Fórum ainda não conheciam a Casa da Cultura, então foi bom para apresentar o que temos e propor futuros intercâmbios para uma rica troca de experiência – relatou Oswaldo Castro, membro do Conselho de Cultura de Itatiaia e 1º Secretário do Fórum Regional.

Segundo Rafael Fioratto, Itatiaia sediar essa reunião foi um privilégio e uma oportunidade de mostrar um pouco do trabalho desenvolvido na Casa da Cultura.

- É importante estar integrado nesse movimento visto que ele não fortalece só o Médio Paraíba, mas a nossa cidade também. Receber os conselheiros é gratificante, pois eles puderam ver o que temos em nossa casa e a partir daí estaremos firmando parcerias futuras que agregam valor aos nossos artistas locais – ressaltou Rafael.

Fórum Setorial de Cultura em Maringá
Na noite de ontem aconteceu ainda, em Maringá, a 2ª etapa da reunião do Fórum Setorial de Cultura de Itatiaia. Realizado por membros do Conselho Municipal de Cultura, a reunião teve a presença de 30 pessoas, entre artistas, sociedade civil e poder público.

De acordo com os organizadores, a próxima etapa será na Casa da Cultura de Itatiaia e esses encontros tem como objetivo a mobilização e o mapeamento das atividades culturais da cidade por segmento.