Advertisement

Prefeitura adquire novos aparelhos que avaliam a vitalidade fetal nas gestantes

Prefeitura adquire novos aparelhos que avaliam a vitalidade fetal nas gestantes

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu nesta quarta-feira (19) quatro aparelhos de cardiotocografia que serão destinados as Unidades de Saúde da Família município.

De acordo com a Coordenadora da Unidade de Saúde da Família, Josiane dos Santos Pimenta Souza, os novos aparelhos estarão nas unidades do Campo Alegre I, Campo Alegre II e Vila Flórida enquanto o quarto equipamento ficará de reserva para eventual necessidade.

- Nós já utilizamos o Sonar em todas as unidades, porém, com o tempo estes aparelhos precisam de manutenção ou troca devido a defeito, então esta nova aquisição vem para repor onde estava em falta. A quarta unidade ficará de reserva para eventuais necessidades – esclareceu Josiane.

O equipamento, que funciona desde março também no Hospital Municipal Maternidade Dr. Manoel Martins de Barros, será utilizado no atendimento às gestantes como método de avaliação das reais condições do bebê dentro da barriga da mãe.

- Esse aparelho é indispensável na realização do pré natal, pois com ele é possível analisar a frequência cardíaca do bebê. Por meio dele conseguimos diagnosticar também qualquer problema de coração no feto antes do parto, o que ajuda a prevenir problemas posteriores – explicou a Coordenadora da Unidade de Saúde da Família de Itatiaia.