Advertisement

Volta Redonda recebe subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres

Volta Redonda recebe subsecretária estadual
de Políticas para as Mulheres
 ‘Encontro de Mulheres do Médio Paraíba’ serviu para mobilizar a região na definição de Políticas Públicas em defesa das mulheres

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Volta Redonda, Dayse Penna, recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 28, a subsecretária de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio de Janeiro, Eduviges Lopes, que veio acompanhada de duas superintendentes estadual, Cristiane de Albuquerque Malongo (Política Intersetorial) e Rosimere Caetano (Enfrentamento à Violência contra a Mulher). Representantes de 12 municípios estiveram presentes: Resende, Barra Mansa, Barra do Pirai, Pirai, Quatis, Valença, Porto Real, Rio das Flores, Rio Claro, Itatiaia e Volta Redonda.
O encontro regional serviu para pensar e definir uma política específica para as mulheres. Todos os municípios convidados enviaram representantes das respectivas secretarias das Mulheres ou da Assistência Social. A subsecretária comentou as metas do encontro do Médio Paraíba. A gente também quer reativar essa rede de gestores no estado, reunindo todas as cidades do Médio Paraíba. Começamos por Volta Redonda, para motivar este polo de articulação em políticas para as mulheres”, frisou Eduviges.
A subsecretária acrescentou que é preciso alinhar as propostas com os municípios. “É preciso saber quais as expectativas para um ajudar o outro a trabalhar em conjunto, com o objetivo de conquistar espaços e ampliar esta conquista”, ressaltou.
A agenda do encontro foi pautada em três temas principais: Apresentação de Serviços da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Política para Mulheres e Idosos do Rio de Janeiro; Alinhamento de um possível convênio da Casa Abrigo de Volta Redonda entre os municípios; e Escolha do município de Volta Redonda como um Polo de Articulação Regional do Médio Paraíba em Políticas Públicas para as Mulheres.
Para a assistente social Cristiane Alves, de Piraí, o encontro foi fundamental para discutir políticas voltadas para as mulheres. Muito importante porque envolve todos os municípios para pensar formas de melhorar as políticas na defesa das mulheres”, disse a assistente social. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, Patrícia Rivello Garcia, também aprovou o encontro regional. “Essa participação de todos os municípios trocando informações e experiências, falando da realidade das mulheres em cada cidade, serve para debatermos melhor as políticas públicas”, concluiu.