Equipe
da prefeitura explicou Regin, questões ambientais e de zoneamento de Volta
Redonda
Representantes
de escritórios de contabilidade de Volta Redonda se reuniram com a equipe
responsável pela emissão dos alvarás da prefeitura. O encontro aconteceu no
auditório
do Palácio 17 de Julho, na manhã desta segunda-feira, dia 31. Eles discutiram o
Regin, questões ambientais e de zoneamento. A ação faz parte do programa Alvará
Fácil, criado pelo governo municipal.
“A geração de
empregos é um das nossas bandeiras. A população
de Volta Redonda está precisando de um pouco mais de dignidade. Muitos estão
deixando a cidade para trabalhar em outros municípios. O Alvará Fácil gera
receita, economia e empregos. É uma marca que quero para o nosso
governo”,
afirmou o prefeito Samuca Silva.
Sobre
o Regin, o delegado da Junta Comercial da cidade, Marcos Cunha,
explicou que é um sistema informatizado que
integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial,
Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda
Estadual, e prefeituras), com objetivo de desburocratizar os processos de
abertura e alteração. Antes do Alvará Fácil, o documento chegava a demorar mais
de seis meses. Hoje, porém, não passa de duas semanas.
"Em
relação às demandas na prefeitura, todos os dias, das 9h às 11h, há uma equipe
atendendo
os contadores e empresários sobre o alvará. É uma ‘mini-Casa do Empreendedor’,
na sede da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Tragam
todos os documentos para acelerar ainda mais o
processo", sugeriu Marcos
Cunha.
Joselito
Magalhães, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo,
concordou e complementou: "Queremos deixar o processo bem
transparente, conforme determinou o prefeito Samuca Silva. Liberamos alvará em
24 horas, mas vamos precisar da ajuda dos contadores. Queremos ser ousados e
diminuir ainda mais esse tempo", disse.
Além
dos representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo,
participaram da reunião, a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vidal
Vasconcelos; e representantes das pastas do Planejamento e Fazenda; além da
Vigilância Sanitária.
Casa
do Empreendedor
A
ideia de Samuca Silva é criar a Casa do Empreendedor. O local abrigará todas as
secretarias e órgãos vinculados ao processo de abertura de empresas. “A
pessoa fazia uma verdadeira peregrinação pela cidade para abrir uma empresa.
Antes de fiscalizar, têm que dar oportunidade de para que os pequenos
empreendedores se regularizem com a prefeitura”, afirmou o
prefeito.
Samuca
sugere criação do Fórum Permanente do Contador
Samuca
Silva sugeriu que os contadores criem um Fórum Permanente para discutir
políticas públicas voltadas à profissão. “Isso fará que vocês ganhem
autonomia,
independente da figura do prefeito. Cada escritório de contabilidade indica um
representante para o fórum. Isso vem dando certo em outros setores como os
empresariais e das universidades”, explicou o prefeito, que também é
contador.