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segunda-feira, julho 31, 2017

Contadores tiram dúvidas sobre novo sistema de emissão de alvará


Equipe da prefeitura explicou Regin, questões ambientais e de zoneamento de Volta Redonda

Representantes de escritórios de contabilidade de Volta Redonda se reuniram com a equipe responsável pela emissão dos alvarás da prefeitura. O encontro aconteceu no auditório do Palácio 17 de Julho, na manhã desta segunda-feira, dia 31. Eles discutiram o Regin, questões ambientais e de zoneamento. A ação faz parte do programa Alvará Fácil, criado pelo governo municipal.   

“A geração de empregos é um das nossas bandeiras. A população de Volta Redonda está precisando de um pouco mais de dignidade. Muitos estão deixando a cidade para trabalhar em outros municípios. O Alvará Fácil gera receita, economia e empregos. É uma marca que quero para o nosso governo”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Sobre o Regin, o delegado da Junta Comercial da cidade, Marcos Cunha,  explicou que é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, e prefeituras), com objetivo de desburocratizar os processos de abertura e alteração. Antes do Alvará Fácil, o documento chegava a demorar mais de seis meses. Hoje, porém, não passa de duas semanas.  

"Em relação às demandas na prefeitura, todos os dias, das 9h às 11h, há uma equipe atendendo os contadores e empresários sobre o alvará. É uma ‘mini-Casa do Empreendedor’, na sede da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Tragam todos os documentos para acelerar ainda mais o processo", sugeriu Marcos Cunha.

Joselito Magalhães, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, concordou e complementou: "Queremos deixar o processo bem transparente, conforme determinou o prefeito Samuca Silva. Liberamos alvará em 24 horas, mas vamos precisar da ajuda dos contadores. Queremos ser ousados e diminuir ainda mais esse tempo", disse.

Além dos representantes da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, participaram da reunião, a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vidal Vasconcelos; e representantes das pastas do Planejamento e Fazenda; além da Vigilância Sanitária.

Casa do Empreendedor

A ideia de Samuca Silva é criar a Casa do Empreendedor. O local abrigará todas as secretarias e órgãos vinculados ao processo de abertura de empresas. “A pessoa fazia uma verdadeira peregrinação pela cidade para abrir uma empresa. Antes de fiscalizar, têm que dar oportunidade de para que os pequenos empreendedores se regularizem com a prefeitura”, afirmou o prefeito.

Samuca sugere criação do Fórum Permanente do Contador

Samuca Silva sugeriu que os contadores criem um Fórum Permanente para discutir políticas públicas voltadas à profissão. “Isso fará que vocês ganhem autonomia, independente da figura do prefeito. Cada escritório de contabilidade indica um representante para o fórum. Isso vem dando certo em outros setores como os empresariais e das universidades”, explicou o prefeito, que também é contador.