Advertisement

Maior evento de empreendedorismo acontece pela primeira vez no Sul Fluminense



    São esperadas cerca de 100 pessoas entre desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, gerentes de projetos e entusiastas de startups

  Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, são alguns dos incentivadores do Startup Weekend, maior evento de empreendedorismo do mundo que acontece pela primeira vez na região Sul Fluminense, entre os dias 18 e 20 de agosto, em Volta Redonda.
            O Startup Weekend visa difundir a educação empreendedora e oferecer ferramentas para construir um negócio em 54 horas. Os cerca de 100 participantes terão uma imersão com auxilio de mentores para criar soluções e construir novos produtos.
O Startup Weekend começa na sexta-feira. Os participantes apresentarão suas ideias de negócios, com objetivo de atrair outras pessoas para suas equipes. Também existe a possibilidade dos interessados não apresentarem nenhuma ideia, apenas votarem nas melhores ideias que escutarem e integrar a equipe que irá desenvolvê-la ao longo do final de semana. No sábado e domingo as equipes trabalharão no desenvolvimento do projeto e validação das ideias. No final do evento  as equipes apresentarão seus protótipos e  receberão uma avaliação de uma banca de jurados, especialistas em inovação e tecnologia. Haverá premiação para as melhores equipes.
Para o secretario de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, o poder público tem o papel de facilitador dessas iniciativas e por isto a relevância em apoiar uma iniciativa como Startup Weekend. “Queremos inverter o fluxo, pois há pessoas de muito talento e criatividade nas cidades do interior tanto quanto nas capitais e assim fomentar cada vez mais o empreendedorismo dos jovens e o poder público tem o papel de facilitador dessas iniciativas”, diz. Na opinião do presidente da CDL Jovem de Volta Redonda, Gilberto Paiva, o Startup Weekend é essencial para criar uma comunidade inovadora. “Participar apoiando o 1º Startup Weekend de nossa região está em nosso DNA. Precisamos encorajar novos talentos a encontrar soluções criativas, usando tecnologia de ponta, para conseguirmos reverter nossa atual situação e voltar a crescer”, frisou.
O Startup Weekend acontece entre os dias 18 e 20 de Agosto na Câmara de Dirigentes Lojistas em Volta Redonda (Rua Simão da Cunha Gago, 19, Aterrado). Inscrições pelo site www.sympla.com.br

SOBRE O STARTUP WEEKEND- Startup Weekend é um evento, que já teve edições em mais de 1 mil cidades ao redor do mundo e mais de 8.000 empresas já foram criadas a partir de ideias sugeridas em eventos “Startup Weekend” realizados em mais de 150 países. Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.