Advertisement

Mais um título para o Projeto Música nas Escolas, mais um orgulho para Barra Mansa



A Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas participou, no último sábado (8), do XII CONFABAN (Concurso de Fanfarras e Bandas de Santa Isabel - SP), considerada uma das mais tradicionais e disputadas competições do gênero no país. Foram mais de 30 corporações inscritas e avaliações em diversos segmentos. A Banda Marcial de Barra Mansa faturou o primeiro lugar nas categorias Corpo Coreográfico e Baliza e o terceiro lugar em Corpo Musical e Maestro.
Segundo o maestro auxiliar da Banda Marcial, Hércules Alves, o nível desta competição foi um dos mais altos já competidos pela corporação.
- O concurso foi excelente, muito bem organizado e a apresentação da nossa Banda ocorreu dentro do planejado. Acredito que o resultado tenha sido justo, pela nossa qualidade, claro, e também pelo mérito de todas as outras corporações. É sempre bom nivelar esses desafios por cima – afirmou Hercules, que também é percussionista, e compositor residente do Projeto Música nas Escolas.
Os músicos da Banda Marcial são também, em sua maioria, músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Para Hércules, esta integração é um dos grandes motivos do sucesso da Banda que, desde 2008, figura no cenário nacional como uma das maiores campeãs das competições do gênero.
- Costumo dizer que a Banda Marcial é a atleta do Projeto Música nas Escolas. É com ela que saímos pelo país competindo e levando o nome da nossa cidade. E o fato de sermos também músicos da Orquestra de Barra Mansa é o que nos dá essa base de ensaios, qualidade técnica e coesão – finalizou.

((((((((((BOX))))))))))

OSBM PELO MUNDO
Nesta terça-feira, dia 11, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa faz mais uma apresentação, parte da Temporada 2017 – OSBM Pelo Mundo, na Igreja Matriz de São Sebastião.
Neste concerto, que terá regência do Maestro Vantoil de Souza, a Orquestra apresentará obras de Copland; Arutiunian – com solos de trompete de Alexandre Inácio; Villa-Lobos – em comemoração aos 130 anos de nascimento do compositor e Hércules Alves, com a estreia mundial da peça Dedicação 3.

SERVIÇO:
Evento: Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 11/07 – terça.feira
           Hora: 20h
           Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa


_______________________________________________________________
Projeto Música nas Escolas e a arte de educar através da música
Mantido pela Prefeitura de Barra Mansa desde 2003, o projeto é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Desde sua fundação, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que se inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Os alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa têm contato, por meio do Projeto Música nas Escolas, com instrumentos musicais e acesso à infinidade de ritmos existentes, construindo, assim, um conhecimento musical que transforma sua bagagem cultural. Esta transformação oferece novas perspectivas aos alunos. Alguns seguem carreira de músico, tornando-se integrantes dos grupos do projeto e futuros professores. Mesmo aqueles que não se tornam músicos profissionais, transformam-se em adultos com grande interesse cultural.
As atividades do Projeto Música nas Escolas têm transformado musicalmente a cidade de Barra Mansa. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain e da Transporte Generoso.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há doze anos promove a interiorização da música de concerto no Estado do Rio de Janeiro, por meio de  sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião e no Instituto Cultural Municipal, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain e da Transporte Generoso.