Advertisement

Prefeitura de Volta Redonda cadastra moradores do Ingá II para aquisição de Bilhete Único


Ação será estendida para outros bairros; objetivo é utilizar o projeto para dar maior fluidez ao trânsito

Com objetivo de dar maior fluidez ao trânsito, possibilitando que os ônibus circulem com mais agilidade, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Volta Redonda está preparando uma grande mudança no sistema de transporte coletivo no município. E para isso, o Bilhete Único será um instrumento de suma importância. Quem deu a notícia foi o secretário da pasta, Wellington Silva, que coordenou um cadastramento dos moradores do Condomínio Ingá II, no Santa Cruz. No local moram cerca de 1,2 mil moradores.

Segundo Wellington, o Bilhete Único já está em funcionando, mas não tem grande adesão. "O Bilhete Único é um instrumento que estamos utilizando para trazer um modelo novo para o sistema de transporte do município. Atualmente, há uma superposição de linhas, os ônibus saem de bairros diferentes, mas passam sempre pelos mesmos locais, como Aterrado e Vila Santa Cecília", explicou o secretário, destacando que o objetivo do novo modelo é que as linhas sejam integradas. "Nós queremos que os ônibus circulem nos bairros levando os passageiros com mais rapidez para as linhas troncais, que são as centrais", destacou.

Já o prefeito Samuca Silva destacou que o governo está empenhado em melhorar a qualidade de vida de quem utiliza o transporte coletivo. "Esse sempre foi nosso compromisso. Estamos fazendo a reestruturação do nosso sistema de transporte e tudo o que poder ser feito para facilitar a vida dos usuários de ônibus nós vamos fazer, com esta etapa implementada estaremos iniciando nosso compromisso em oportunizar a melhoria do transporte público em benefício do cidadão", completou o prefeito.

E os moradores do condomínio Ingá II ainda tem mais a comemorar. É que ônibus não chegava até o local, o que irá acontecer agora com uma linha exclusiva. "O ônibus vai captar as pessoas aqui no condomínio e levá-las até o bairro Voldac. Nesse local, elas poderão embarcar em outros ônibus para onde desejarem, pagando apenas uma passagem. Eles terão 45 minutos para embarcar para o novo destino", explicou o secretário Wellington, ressaltando que o ônibus que vai atender a comunidade é equipado para acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.

Durante a última semana, a secretaria municipal de Transporte fez um campanha no Ingá II para estimular os moradores a fazerem o cadastro no Bilhete Único. "Nós estamos, de forma planejada, orientando os moradores e fazendo o cadastramento. Nas próximas semanas vamos entregar os cartões", disse o secretário, sublinhando que outros eventos para divulgação do Bilhete Único acontecerão, de forma gradativa, em toda a cidade. "O próximo bairro deve ser o Candelária", revelou.

Para Flávia de Souza, síndica geral do condomínio Ingá II, vai ser de grande importância para a comunidade tanto o Bilhete Único e o ônibus passando na porta do local. "Sempre tivemos a dificuldade de ter acesso ao transporte coletivo, já que tínhamos que descer para conseguir embarcar num ônibus. E na volta, tínhamos que subir o morro. E aqui tem idosos, cadeirantes, então a gente está muito feliz com o projeto", destacou.

Quem também comemorou a possibilidade de embarcar no transporte coletivo na porta do condomínio foi Antônio Carlos dos Reis, 47 anos, que é cadeirante. "Quando precisava sair, eu pedia para alguém me levar até lá embaixo e depois me trazer de volta. Agora vou ter mais qualidade de vida, podendo embarcar no ônibus aqui na frente do condomínio", destacou.  A estudante Yasmin Barros, 17 anos, também celebrou. "Aqui não chegava ônibus, a gente tinha que andar bastante para ir ao ponto de ônibus. É muito bom poder embarcar aqui perto", concluiu.

Os moradores que querem se inscrever no Bilhete Único podem procurar o guichê do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sindpass), no Pontual Shopping, na Vila Santa Cecília. Os documentos necessários são carteira de identidade, CPF e comprovante de residência - cópia e original.