Advertisement

Secretaria de Planejamento de Volta Redonda lança o Orçamento Participativo Digital


Cidade é a primeira no sul do estado a implantar o OP digital

A secretaria de Planejamento de Volta Redonda lançou nesta segunda-feira, dia 10, o Orçamento Participativo (OP) digital. No Orçamento Participativo, a gestão pública estimula a abertura de um espaço compartilhado com a população sobre as suas demandas prioritárias e o que deve incluir no Orçamento Participativo da Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, o Orçamento Participativo está passando por uma reestruturação e Volta Redonda é a primeira cidade do sul do estado do Rio de Janeiro a implantar o OP digital.
Antes a gente tinha um modelo no qual, presencialmente, a população participava através das associações de moradores. Nesse ano, depois uma longa conversa com a sociedade, nós fizemos uma reformulação e inserimos o componente da participação digital para que novos públicos participem da definição de itens que vão compor o orçamento do município”, explicou o secretário de Planejamento de Volta Redonda, Júlio Andrade.
A participação da população no OP Digital é de extrema relevância. “A expectativa é que esse novo modelo seja mais democrático que a forma de trabalho que era vigente até então. O que estamos lançando hoje compõe todo o trabalho de Democracia Digital", disse o secretário.
O próximo passo é a definição de um Comitê para acompanhar e ter a efetividade de que os itens aprovados sejam cumpridos. Esse grupo de trabalho será formado por membros da Secretaria de Planejamento e outras, assim como das autarquias, presidentes de associações de moradores, integrantes de movimentos sociais e de conselhos municipais. 
O prefeito Samuca Silva enfatizou a necessidade da participação do maior número possível de pessoas para reforçar a democracia. "Estamos fortalecendo a participação da sociedade nas decisões da cidade. Isso é diálogo, é envolvimento popular. O PPA Participativo foi um sucesso e o Orçamento Participativo certamente também será outro grande sucesso" finalizou o prefeito.

Para participar as pessoas devem acessar formulário online disponível no Portal VR, através do link: www.voltaredonda.rj.gov.br/opdigital.