Advertisement

Secretaria de Saúde de Volta Redonda começa distribuição da vacina pentavalente para Atenção Básica


Ainda nesta semana, todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família do município terão doses disponíveis para a população

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda, por meio da Vigilância Epidemiológica, começou nesta segunda-feira, dia 24, a distribuição da vacina pentavalente nas unidades da Atenção Básica. As doses, fornecidas pelo governo estadual, chegaram ao município na tarde da última sexta-feira, dia 21, e estará disponível para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família ainda nesta semana.

A vacina pentavalente é indicada para imunização de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b, que incluem pneumonia e meningite. Essa vacina proporciona mais conveniência gerando menos sofrimento para o bebê, já que combina cinco vacinas em uma única. A vacinação consiste em três doses, a partir dos dois meses de idade, com intervalo de 60 dias entre elas, e dois reforços, o primeiro aos 15 meses e o segundo, de quatro a seis anos.

“O município recebeu do governo do estado doses suficientes para atender a demanda em todo mês de agosto. E para garantir o abastecimento com a pentavalente, a estratégia da secretaria municipal de Saúde será manter contato direto com a secretaria de estado de Saúde para manter o fornecimento periódico da vacina”, afirmou o secretário da pasta, Alfredo Peixoto.