Advertisement

Volta Redonda realiza Conferência Municipal de Saúde


Evento, que define metas na área de saúde para os próximos quatro anos, será na próxima sexta e sábado, dias 28 e 29

A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Volta Redonda será realizada na próxima sexta-feira e sábado, dias 28 e 29, no campus Aterrado do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi). A abertura do evento, que tem como objetivo a aprovação do Plano Municipal de Saúde, será às 19h.

No primeiro dia de conferência, o tema ‘Promover o cuidado integral às pessoas na Rede de Atenção à Saúde, com garantia de financiamento sustentável para o SUS’ será abordado em duas palestras. A primeira tratará do aprimoramento das redes de atenção e da promoção do cuidado integral às pessoas nos vários ciclos de vida e ficará a cargo da Drª Roseni Pinheiro, que é professora associada do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E para falar do planejamento das ações na área de saúde, com adequação ao financiamento, para que possam ser realizadas, foi convidado o secretário de Planejamento de Volta Redonda, Júlio Cesar de Abreu.  

As palestras ilustram as cinco diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde para a construção do Plano Municipal de Saúde – 2018/2021. O objetivo é que possam nortear a discussão das propostas para o novo Plano Municipal de Saúde. Haverá representantes de diversos segmentos da sociedade civil, no sábado, dia 29, pela manhã.

“É muito importante a participação de toda a sociedade na Conferência Municipal de Saúde. No evento será criado e aprovado o Plano Municipal de Saúde, que inclui as metas e ações para o setor para os próximos quatro anos. O ideal é que este documento reflita os anseios da população”, disse o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto.

Inscrição dos Delegados – Toda população pode participar da conferência, mas somente os membros do Conselho Municipal de Saúde têm direito a voto na plenária de aprovação das propostas apresentadas pelos grupos de trabalho, que será realizada na tarde de sábado, dia 29.

Para votar, os conselheiros devem se inscrever durante a semana, de segunda à sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua 566, nº 31, bairro Nossa Senhora das Graças, das 8h ao meio-dia e das 14 às 16h, na sala 34. Os demais participantes podem se inscrever pelo e-mail xiconferenciasaude@gmail.com.