Advertisement

Zoológico Municipal aumenta cuidados com os animais no inverno


Com as baixas temperaturas os mamíferos, principalmente os primatas são os que mais sofrem
O frio chegou e os animais também sentem as dificuldades com a mudança climática. Para que as alterações do clima não provoquem danos à saúde dos animais do Zoológico Municipal de Volta Redonda, são tomados alguns cuidados especiais na alimentação e nos recintos onde vivem para amenizar as temperaturas baixas.
Hoje no Zoológico existem 320 animais, de 110 espécies, que recebem visitas de milhares de pessoas durante a semana. De acordo com o administrador do zoológico e biólogo, Jadiel Teixeira, alguns bichos sentem mais frio que os outros.  
“Os animais que mais sentem com a queda de temperatura são os mamíferos, principalmente os primatas. Para manter os macacos aquecidos no frio, utilizamos cobertores, até mesmo dentro de caixas, para que os animais fiquem dentro, e lâmpadas que ajudam a aquecer o ambiente. Para os filhotes que ficam no setor da biologia são utilizados aquecedores para manter a temperatura elevada”, disse Jadiel.
A alimentação é fundamental para manter os animais aquecidos em dias de baixa temperatura. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Daniela Vidal Vasconcelos, alguns alimentos mais calóricos são acrescentados.
 Acrescentamos o pinhão, tenebrio molitor (larvas), além de batata doce cozida para os macacos, oferecendo assim uma alimentação mais calórica. Para as aves usamos as cortinas para evitar os ventos frios da noite. Essas são as principais medidas tomadas para a proteção dos animais”, acrescentou Daniela.
Todos os bichos do zoológico recebem atenção especializada e dentro de suas características, espécie e até idade. Para a secretária todos os cuidados são levados em conta.
“Alguns animais necessitam de um tratamento mais especifico, devido a sua espécie e também idade. Todos os fatores contam. Se nós sentimos frio, os animais também sentem. Por isso, temos um muito cuidado com os bichos nessa época do ano”, contou Daniela.