English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
ESTOU AO VIVO TODOS OS SÁBADOS DE 6:00H DA MANHÃ ÁS 9:00H DA MANHÃ NA RÁDIO LÍDER 90,1 FM.

VOCÊ É MEU CONVIDADO, ENTRE EM CONTATO PARA PARTICIPAR GRATUITAMENTE DO PROGRAMA ZAPPEANDO. DIVULGUE O TRABALHO QUE VOCÊ REALIZA EM SUA IGREJA, BAIRRO OU ENTIDADE REPRESENTATIVA! CHAMAR NO ZAP (24) 9 .9967-2456

sexta-feira, agosto 04, 2017

Drable busca solução para retomar obras da ETE Ano Bom



Prefeito recebe subsecretário de Estado do Ambiente e deputado estadual André Correa para acelerar obras

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, se reuniu nesta sexta-feira, dia 4, em seu gabinete, com o subsecretário de Estado do Ambiente, Sérgio Mendes, com o superintendente de Saneamento Ambiental do Estado, Marco Aurélio Porto, com o deputado estadual, André Corrêa e representantes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), para buscar soluções para a retornada das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom.

Dois convênios, um em 2010 e outro de 2012, foram firmados entre o Governo do Estado, a prefeitura e o Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) para a construção da ETE, no Ano Bom. No entanto, as obras foram paralisadas em 2015. “Houve problema com a empresa responsável pela obra na gestão passada, o contrato foi rescindido e a obra abandonada. Os recursos já estão na prefeitura e a obra será retomada depois que houver a licitação”, disse o representante do governo do Estado, Marco Aurélio Porto.

Antes da licitação, avaliações técnicas do que já foi feito na obra estão sendo realizadas pelo SAAE de Barra Mansa, para garantir que nova licitação seja feita dentro de padrões técnicos exigidos pela lei e evitar novos problemas, como o ocorrido no governo passado. “Estamos fazendo estudos técnicos no local para saber o que pode ser aproveitado do que já foi feito. Depois disso, já faremos a licitação para reiniciar o trabalho tanto de construção da ETE quanto das redes coletoras de esgoto e das elevatórias para fazer o esgoto chegar até a estação”, explicou a coordenadora de Planejamento do SAAE, Izabela Soares. 

A ETE Ano Bom será responsável pelo tratamento de 15% de todo o esgoto de Barra Mansa, coletados nas bacias 8, 9 e 10, que corresponde aos bairros Getúlio Vargas, São Francisco, Santa Izabel, Vale do Paraíba, Vila Coringa, Ano Bom, Vila Orlandélia e outros. “Cerca de 50% das obras da ETE já estão adiantadas e 80% de toda a rede coletora também. A estação trabalha com uma vazão de 76 litros por segundo, o que caracteriza 15% de todo o esgoto da cidade”, comentou Izabela.

O prefeito Rodrigo Drable explicou que a retomada das obras é um compromisso seu com o meio ambiente e com a população para elevar os níveis de desenvolvimento humano, econômico e social de Barra Mansa. “Com a ETE Ano Bom em operação daremos uma grande contribuição com a bacia do Rio Paraíba do Sul reduzindo o despejo in natura do esgoto e daremos um salto na arrecadação do ICMS Verde”, disse o prefeito.