Advertisement

Concerto da OSBM acontece na quarta-feira, dia 27, com participação da pianista Yuka Shimizu


 
A delicadeza do som do piano será o acompanhamento do próximo concerto da Temporada 2017 “OSBM Pelo Mundo” da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, às 20 horas, no Instituto Cultural Municipal (antigo Clube Municipal), com entrada gratuita. Sob a regência do maestro Nilton Soares, o concerto contará com a participação especial da pianista Yuka Shimizu.
O programa traz as obras “3 Cenas para Orquestra”, de G.Bernstein; “Fantasia Brasileira no 3 para Piano e Orquestra”, de Mignone; “Bachianas Brasileiras no 4”, de Villa-Lobos, e “As Quatro Estações de Hermeto - Verão”, de M.Briamonte (com transcrição feita pelo maestro Nilton Soares).
Para o maestro e diretor Artístico da OSBM, Vantoil de Souza, a expectativa é de que o concerto tenha um público variado na noite da apresentação, uma vez que o piano é um instrumento mais conhecido da população em geral e é bastante apreciado. “É um instrumento com o qual as pessoas estão mais acostumadas, conhecem mais e se interessam bastante quando há a participação de um pianista. E, com certeza, Yuka Shimizu abrilhantará ainda mais a apresentação da Orquestra”, destacou Vantoil.
O presidente da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Alexandre Martins, afirmou que os concertos com as participações especiais dos solistas enriquecem ainda mais as apresentações à população. “A OSBM é um orgulho para nossa cidade e nessa temporada temos tido convidados maravilhosos. Mais uma vez quero convidar o público de Barra Mansa e da região para assistir ao concerto”, disse ele.
O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR Nova Dutra e Ministério da Cultura.
ESPECIAL - Natural do Japão, Yuka Shimizu ingressou na Faculdade de Música Kunitachi, em Tokyo, em 1995. Dois anos depois, chegou ao Brasil e passou a estudar com Clara Sverner e Mordehay Simoni, formando-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2001, com orientação da Professora Maria Teresa Soares.
A pianista recebeu diversos prêmios no Brasil por suas interpretações e realiza recitais desde 1998, nos principais teatros do Rio de Janeiro e também no Japão. Atua também como duo, com Neti Szpilman, no projeto Para Sempre Nazareth, e como duo Burajiru com o violinista Fernando Thebaldi.
Em 2006, gravou o CD “Embalada pela brisa do Rio”, com músicas de Ernesto Nazareth e, em 2016, gravou seu segundo CD “Piano Brasil”. Já se apresentou como solista da Orquestra Sinfônica Nacional (UFF) sob a regência da maestrina Lidia Amadio e maestro Chiyuki Murakata. É uma entusiasta na divulgação da música brasileira tanto no Brasil como no Japão.
MAESTRO - O maestro Nilton Soares foi regente da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa e, atualmente é maestro assistente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, tendo atuado com o grupo diversas vezes durante as últimas três temporadas, regendo em concertos na cidade de Barra Mansa e em cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Com a orquestra, também participou do Festival Música Antiga de Juiz de Fora e do Rio Cello Encounter. É mestre em Música pela UFRJ, professor no curso de música do Centro Universitário de Barra Mansa, no Projeto Música nas Escolas e Coordena o Projeto Orquestra Escola em Piraí.
Dentre os grupos que regeu estão a Banda Sinfônica de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Heliópolis, a World Youth Orchestra e a Orquestra de Câmara de Florença e Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em concerto do Laboratório de Regência.
Participou de importantes festivais e oficinas, e teve como professores os maestros Ricardo Rocha, Osvaldo Ferreira, Fábio Mechetti, Giuseppe Lanzeta, o maestro Isaac Karabtchevsky, participando por quatro anos consecutivos de suas classes de regência, além de ter participado por quatro anos da classe particular do maestro Roberto Tibiriçá.