Advertisement

Campanha de combate ao fumo conscientiza alunos da rede municipal



O tabagismo é uma doença onde a maioria tem suas primeiras experiências entre 11 e 15 anos; objetivo é informar aos estudantes os malefícios do cigarro e consequências à saúde do fumante


A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, realiza nos próximos dias 24 e 25 uma campanha de conscientização de combate ao fumo para crianças e adolescentes da Rede Municipal de Educação. A iniciativa pretende informar aos alunos os malefícios do cigarro e quais as consequências que pode trazer à saúde dos fumantes.

Segundo a coordenadora de Doenças Crônicas, Dra. Marina Monteiro, as palestras serão dadas através de uma cartilha oferecida pela Secretaria Estadual de Saúde. “Nosso objetivo é levar para os estudantes todos os males que o tabagismo pode causar na própria vida e também de seus próximos, conhecidos como fumantes passivos”, afirma.

Inicialmente, a campanha acontecerá em três escolas em dois horários, às 9h e às 14h. Na próxima terça-feira, dia 24, será na Escola Municipal Djair Machado Gomes, no bairro Bocaininha. No dia 25, na Escola Municipal Rotary Club, no bairro Monte Cristo e no dia 7 de novembro na Escola Municipal Doutor Mauricio Amaral, no bairro Coringa II. As demais escolas interessadas em receber a conscientização devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde.

De acordo com Marina, o tabagismo é uma doença onde a maioria tem suas primeiras experiências entre 11 e 15 anos. Ela ainda informa que as palestras serão abertas à comunidade em geral, principalmente pais de alunos. “Esse tipo de campanha surte efeito em casa, pois os alunos levam o que aprenderam e cobram dos pais a conscientização dos prejuízos do fumo”, completa Marina.