Advertisement

Câmara de Itatiaia aprova anteprojeto que cria Política Municipal dos Serviços Ambientais



O vice-presidente da Câmara de Itatiaia, Silvano Rodrigues, o Vaninho (PRB) apresentou, na sessão plenária desta terça-feira (20), a indicação de nº 614/2018 que encaminha ao Executivo o anteprojeto de Lei que institui a ‘Política Municipal dos Serviços Ambientais e cria o Programa Municipal de pagamento de Serviços Ambientais e estabelece formas de controle e financiamento deste Programa’.  A proposta foi aprovada por unanimidade.
“Os serviços Ecossistêmicos são essenciais e de fundamental importância à vida. A necessidade de se preservar os Ecossistemas, garantindo sua capacidade de provisão dos recursos naturais ao meio ambiente. Considerando, também, que as atividades econômicas e o bem-estar humano são inexoravelmente dependentes dos serviços ecossistêmicos, numa economia economicamente sustentável do ponto de vista ambiental”, argumenta Vaninho.
O Projeto de Lei autoriza o Executivo Municipal a prestar apoio aos produtores rurais e proprietários de Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN’s – através de projetos específicos que incorporem a ação para a melhoria da qualidade das águas bem como a conservação da biodiversidade no Município de Itatiaia.
Recentemente, Vaninho visitou a cidade de Rio Claro para conhecer como o município realiza a gestão dos recursos do ICMS Verde. Na oportunidade, Vaninho participou de uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura daquele município.
“Como vereador e membro da Comissão de Meio Ambiente, vou trabalhar para que seja implementado em Itatiaia um programa integrado para o fortalecimento da cadeia produtiva de florestas e água”, afirma Vaninho.